A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Nova série de Alan Ball é uma reacção à eleição de Trump

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Here and Now é a nova série do americano Alan Ball, e uma reacção à América de Trump. Estreia-se às duas da madrugada de domingo para segunda, no TVSéries.

O nome poderá não ser imediatamente reconhecível, mas poucos criadores deixaram uma marca tão forte na HBO como Alan Ball. Em 2011 criou Sete Palmos de Terra, uma das pérolas do alinhamento da HBO no início do século, a par de Os Sopranos, O Sexo e A Cidade ou The Wire; em 2008 voltou com True Blood (Sangue Fresco), um dos maiores sucessos de audiências do canal. Here and Now é o seu novo projecto.

Protagonizada por Tim Robbins e Holly Hunter, a série centra-se numa família multicultural e progressista de Portland que roça a caricatura. Os veteranos actores interpretam dois intelectuais brancos de classe alta e politicamente engajados, que se conheceram na Universidade da Califórnia em Berkeley, antes de terem a primeira filha biológica adoptaram crianças de diferentes etnias –  naturais de três países afectados directamente pela política externa americana, a  Libéria, o Vietname e a Colômbia, naquilo que o patriarca define como uma “experiência” – e ficaram à beira de uma crise existencial depois da vitória de Donald Trump em 2016.

Ficaram os personagens e tudo indica que ficou Alan Ball. Here and Now é claramente uma reacção à eleição do 45º presidente dos Estados Unidos, um exercício de resistência e humanização de personagens de diferentes etnias, religiões, identidades de género e orientações sexuais. (Só falta mesmo representar as classes trabalhadoras, ignoradas como sempre pela elite de centro-esquerda bem-pensante americana.)

À primeira vista, a nova série de Alan Ball está mais perto de Sete Palmos de Terra do que de Sangue Fresco. Contudo,  falta-lhe a subtileza da primeira e é possível que tenha uma costela sobrenatural, à semelhança da segunda. É que um dos protagonistas tem visões que podem ou não ser reais, e cuja natureza inicialmente não é esclarecida. Nesse sentido, lembra os primeiros episódios de Perdidos. Aos espectadores, mais uma vez, resta esperar. E confiar.

+ Sabe qual foi a sua primeira maratona? A Netflix sabe

Últimas notícias

    Publicidade