A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O 36 faz 9 anos

Escrito por
Miguel Branco
Publicidade

O 36, bar de hip-hop no Bairro Alto, celebra nove anos de existência e resistência. Sam the Kid, Maze, Sir Scratch e DJ Big são os convidados para apagar as velas. Viva o movimento. 

Nem sempre foi assim. Nem sempre foi Kendrick Lamar, nem sempre foram Migos, nem sempre foi Cardi B, nem sempre fomos do hip-hop. Com isto queremos dizer que esta é uma cultura que nasceu marginalmente e só mais recentemente se aproximou de uma ideia popular, só recentemente chegou às massas. O 36, bar na Rua Luz Soriano, no Bairro Alto, surgiu há nove anos, numa altura em que raro era o bar/lugar nocturno em Lisboa que só se dedicava a esta temática. Felizmente a coisa foi mudando, também impulsionada por estas pessoas. Este sábado, dia 31 de Março, celebram-se os nove anos d'O 36 com actuações de Sam the Kid (DJ set), Sir Scratch, Maze (DJ set) e DJ Big. 

Para um espaço inteiramente dedicado ao hip-hop, nove anos é já uma vida, pelo menos para nós: "Para nós nove anos ainda é pré-adolescência. Acho que este sucesso se explica pela essência que se vive no espaço mal se entra. Não só pela decoração levada a cabo por AKA Corleone, Kruella D’Enfer e Halfstudio, mas pelo ambiente que muitas vezes nos confidenciam ser familiar. Acho que é fácil para qualquer um sentir-se ‘em casa’ logo que entra e interage connosco ou com o artista que está logo ali, a centímetros. É isso que mantém a chama d’O 36 acesa”, explica Pedro Cabrita, um dos responsáveis.  

O mesmo que admite que o boom de que o hip-hop tem sido alvo nos últimos anos tem sido proveitoso para O 36: " Sim, tem trazido muitas caras novas ao espaço, não só portugueses mas igualmente muitos turistas.” Mas não é esse o público que mais passa pela porta 36 da Luz Soriano: “Além dos clientes habituais, e de artistas ligados ao hip-hop, temos a percepção que quem nos procura mais são pessoas que querem ouvir hip-hop e têm curiosidade em conhecer o espaço. Seja por recomendação ou através das redes sociais. Por acaso é curioso que muita gente do Porto nos procura e até já nos ‘convidaram’ a abrir um espaço lá”, conta. 

Do Porto, mas a viver em Lisboa, vem Maze, membro dos lendários Dealema. E vem também DJ Big, o rapper Sir Scratch e o enorme Sam The Kid. Se estes ingredientes não lhe chegam para querer ir congratular O 36 então é porque não percebe. O hip-hop, claro.  

O 36. Sáb 22.00-03.00. Entrada livre.  

+ As melhores festas em Lisboa esta semana

Últimas notícias

    Publicidade