A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Museu da Sociedade de Geografia agora é gratuito e pode ser visitado de segunda a sexta

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

O edifício discreto no número 100 da Rua das Portas de Santo Antão, ao lado do Coliseu, esconde um dos interiores mais fascinantes da cidade. E uma colecção indispensável para quem quer saber mais sobre os Descobrimentos Portugueses.

Até há pouco tempo, o Museu Etnográfico podia ser visitado apenas uma vez por mês – ou através de marcação – na primeira terça-feira de cada mês. Mas agora está aberto de segunda a sexta-feira com visitas às 11.00, 12.00, 14.00, 15.00 e 16.00. A loja do Museu está aberta todo o dia, das 10.00 às 17.00, tal como a cafetaria da Sociedade de Geografia de Lisboa. A entrada é livre.

Não vai encontrar por lá intrépidos navegadores, mas não faltam testemunhos desse tempo: como os diários de viagem de Roberto Ivens, Silva Porto ou Gago Coutinho.

A Sociedade de Geografia de Lisboa foi inaugurada em Julho de 1875 para “promover e auxiliar o estudo e progresso das ciências geográficas e correlativas” numa altura em que o Google Maps era para lá de ficção científica.

O acervo do museu é composto por objectos do antigo Museu Colonial: cerâmica, escultura, mobiliário e outras coisas que fazem parte destas antologias etnográficas; bem como instrumentos científicos, instrumentos de navegação, mapas e os já citados diários de viagens.

+ Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

Últimas notícias

    Publicidade