A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Outono chegou mais cedo ao Rossio: já há castanhas

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Uma veterana vendedora ambulante de Lisboa chegou hoje ao Rossio com sacos e sacos de castanhas para assar. E fomos tirá-las do cartuxo.

Faltam quase dois meses para o Dia de São Martinho, aquela altura em que nos atiramos todos às castanhas assadas na rua que nos aquecem as mãos e a alma em dias mais fresquinhos. Mas hoje, à sombra dos 30ºC de Setembro, Maria Irene estava a assar castanhas no seu posto de venda ambulante.

É vendedora no Rossio há 40 anos e ao longo da sua carreira especializou-se na venda de cerejas, castanhas e gelados. Só que o armazém que utilizava para os gelados está agora decorado a andaimes e, por razões logísticas, teve de adiantar a venda das castanhas.

"Eu não tenho outra coisa para vender", disse-nos Maria Irene. "Está muito calor, mas quem compra as castanhas não são os portugueses, são os estrangeiros. Eles adoram. Os nossos é mais quando está friozinho….", defendeu, enquanto ia de facto vendendo cartuxos de castanhas a cartuxos de turistas.

posto de castanhas da maria irene no rossio
O posto das castanhas convence os turistas que vão passando
Fotografia: Duarte Drago

Mas já há castanhas ou são congeladas? Aqui Irene dá-nos uma lição de culinária: "A castanha não se congela. Congeladas são aquelas que compramos nos supermercados e que depois temos de pôr logo na comida. Não se pode descongelar". Esta remessa que a partir de hoje está a ser vendida em pleno Rossio vem de Ponte de Lima. "Fomos domingo e viemos ontem à noite", explicou.

Maria Irene diz que esta "ainda não é aquela castanha saborosa, docinha", mas são gordas e frescas e o cartuxo que trouxemos para a redacção arrancou alguns sorrisos de satisfação. A venda das castanhas de Maria Irene faz-se até Março e um cartuxo com uma dúzia custa 3€. São castanhas, sim, mas com muitos quilómetros.

+ Os melhores sítios para comer tábuas de queijos e enchidos em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade