A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Pátio das Antigas, Lisboa Antiga, Papelaria da Moda
©DRPapelaria da Moda

O Pátio das Antigas: A papelaria chique da Baixa

Coisas e loisas da Lisboa de outras eras

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A Papelaria da Moda esteve instalada na Rua do Ouro durante quase um século, cultivando uma clientela que incluiu vários grandes escritores. Hoje, está lá a Papelaria Fernandes.

Ao longo dos seus quase 100 anos de existência, a Papelaria da Moda (originalmente, Papelaria Vieira), situada na Rua do Ouro, teve sempre a preocupação de cultivar uma clientela distinta e exigente. Numa das suas muitas publicidades, lia-se: “Toda a gente chic e elegante usa os nossos papéis de carta que se impõem pela qualidade e distinção”.

Fundada em 1915 por António Pina Vieira, a Papelaria da Moda, que alguns anos depois, na década de 20, deixaria de ser Vieira para adoptar o nome que trouxe até ao século XXI, propunha uma vasta oferta, e de alta qualidade, de todos os artigos da sua especialidade, oferecendo também serviços de tipografia e de encadernação, tendo-se tornado muito depressa num dos endereços de referência da Baixa, nomeadamente para quem queria comprar canetas ou as coleccionava. Em 1935, passou a ser a importadora e representante exclusiva em Portugal da marca Parker.

Muitos foram os jovens estudantes a quem os pais lá compraram uma caneta Parker, como prenda de passagem de ano ou de final de curso do liceu, e não poucos começaram lá assim as suas colecções. Fernando Pessoa, José Régio ou Aquilino Ribeiro contam-se entre os seus clientes mais ilustres, só para falar em escritores. A Papelaria da Moda fecharia em 2010, tendo sido depois comprada pela Papelaria Fernandes, que hoje está lá instalada e mantém vivo o seu espírito.

Lisboa de outras eras:

+ O Pátio das Antigas: O café elegante do Chiado

+ O Pátio das Antigas: Uma avenida a estrear

+ O Pátio das Antigas: Self-service de modernidade

Últimas notícias

    Publicidade