A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Pátio das Antigas, Lisboa Antiga, Cinema Cine Arte
©DRCinema Cine Arte

O Pátio das Antigas: Filmes no terraço

Coisas e loisas da Lisboa de outras eras

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Nas noites de Verão, a esplanada no terraço do Cinearte enchia-se para se verem filmes ao ar livre. O cinema fechou em 1981 e reabriu como teatro em 1993.

O Cinema Cinearte, em Santos, inaugurado no dia 14 de Março de 1940, tinha a particularidade de exibir filmes não só na sala propriamente dita, como também ao ar livre, no seu amplo terraço, enquanto fazia bom tempo, o que aconteceu logo um par de meses depois de abrir, no início da Primavera. Os espectadores dispunham de uma esplanada com mesas e cadeiras para estarem confortavelmente instalados a verem os filmes, e podiam consumir café, chá e refrescos. Nas noites quentes de Verão, o terraço do Cinearte ficava cheio, enquanto que o mesmo não acontecia na sala, com 600 lugares.

Propriedade dos donos dos futuros Monumental e Europa, inaugurados respectivamente em 1951 e 1966, o Cinearte esteve para se chamar Cinema El Dorado e a seguir Vasco da Gama, o nome da rua em que foi erguido. Em 1945, e depois bastante mais tarde, em 1973 (esta após ter mudado de mãos), a sala encerrou para ser objecto de várias alterações e obras de beneficiação, que incluíram a redução da lotação, melhorias no bar e o fecho da esplanada no terraço. Esta última intervenção, bastante profunda, não conseguiu evitar que o Cinearte entrasse numa lenta decadência. O cinema fechou no último dia de 1981, reabrindo apenas em 1990, transformado em teatro e acolhendo a companhia A Barraca. Em 1993, foi feita uma segunda sala, que modificou o seu interior original.

Lisboa de outras eras:

+ O Pátio das Antigas: O café elegante do Chiado

+ O Pátio das Antigas: Uma avenida a estrear

+ O Pátio das Antigas: Self-service de modernidade

Últimas notícias

    Publicidade