A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
passeio de bicicleta
©Arlindo Camacho

O que é que lhe falta para andar de bicicleta em Lisboa?

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Um estudo, realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Sistemas de Transportes do programa MIT Portugal, vai analisar os hábitos de mobilidade em Lisboa com o objectivo de compreender porque é que a bicicleta ainda não é muito usada em Lisboa. Aproveite agora e faça todas as suas queixas.

O inquérito está disponível online e destina-se tanto a utilizadores de bicicletas como àqueles que gostaria de começar a usar as duas rodas como alternativa de mobilidade na cidade.

Afinal porque é que Lisboa é uma das cidades europeias com a taxa mais baixa no que diz respeito ao uso da bicicleta? Que dificuldades encontra?

“O mito das sete colinas continua a ser uma barreira psicológica para a adoção da bicicleta”, escreve numa nota de apresentação do estudo Rosa Félix, investigadora do Instituto Superior Técnico na área da mobilidade ciclável e responsável pelo inquérito.

A mesma nota destaca que um estudo do Instituto Superior Técnico feito em 2012 mostrava que 74% das ruas de Lisboa têm declives até 5%, o que é considerado favorável para a circulação em bicicleta. “Queremos compreender os factores que explicam que vários lisboetas tenham já optado pela bicicleta mas a maioria continue a preferir o automóvel ou os transportes públicos, mesmo para distâncias até 5 km”, continua a investigadora, que se encontra actualmente a desenvolver o projecto na Portland State University, nos EUA.

Vários estudos internacionais têm revelado que a alteração de hábitos de mobilidade em favor da bicicleta não dependem apenas da oferta de infraestruturas cicláveis. “Queremos compreender quais as barreiras percebidas e as expectativas à alteração de hábitos para melhor apoiar o desenho de políticas de promoção da bicicleta”, acrescenta ainda Rosa Félix.

O inquérito está disponível até ao final do mês de Janeiro.

+ As melhores ciclovias de Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade