A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Online e gratuito, este audiotour sobre Fernando Pessoa inclui sons de outros tempos

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

"Vamos entrar no universo pessoano, mas não perca a noção de si e do espaço que o rodeia". O áudio de introdução dá a instruções para um percurso dividido em 15 episódios e duas zonas geográficas: a Baixa e Campo de Ourique.

"Não sei o que o amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa" é o nome deste passeio inédito inspirado na Lisboa de Fernando Pessoa, disponível em www.fernandopessoatour.com. Um projecto financiado pela Casa Fernando Pessoa e uma viagem que começa no Largo de São Carlos, onde nasceu o poeta, e termina no Cemitério dos Prazeres, a sua penúltima morada antes de ser trasladado para o Mosteiro dos Jerónimos. E teve muitas em Lisboa, quase uma por cada heterónimo.

O mapa do percurso

Muito se fala sobre a vida e obra de Pessoa. Mas neste audioguia a história é contada por um grupo de investigadores pessoanos, entre outras personalidades (por exemplo, o fadista Paulo Bragança dá voz a Mário Sá Carneiro e o actor e encenador António Durães a Alberto Caeiro) e pelos próprios sobrinhos do escritor — Luís Miguel Nogueira Rosa Dias e Manuela Nogueira — que o conheceram.

O audiotour está disponível em português e inglês e tem mais uma particularidade: recria o som ambiente do tempo de Fernando Pessoa, mas também da Lisboa contemporânea, abraçando as duas dimensões da cidade. O passeio também pode ser feito via podcast

A realização, produção, concepção e também narração desta projecto é da radialista Sofia Saldanha, membro da "In The Dark", uma organização sem fins lucrativos sediada em Londres, que divulga e financia trabalhos radiofónicos de cariz criativo.

+ Roteiro de livrarias independentes em Lisboa

+ Santo António faz anos e oferece um concerto grátis de Camané

Últimas notícias

    Publicidade