A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
John Williams
DRJohn Williams

Orquestra Gulbenkian interpreta grandes sucessos de John Williams

Alguns dos mais icónicos temas da história do cinema vão ouvir-se no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian nas noites de quinta-feira, 16 de Dezembro, e sexta-feira, 17.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Orquestra Gulbenkian marcou dois novos concertos para este mês de Dezembro. Na quinta-feira, 16, e na sexta, 17, às 20.00 e às 19.00, respectivamente, o Grande Auditório abre portas a todos os fãs de John Williams, um dos compositores mais populares do cinema. Entre os grandes sucessos a ser interpretados, contam-se “Aventuras na Terra”, de E.T: O Extraterrestre, “O Mundo Maravilhoso de Harry”, de Harry Potter e a Pedra Filosofal, ou a “Marcha Imperial”, de Star Wars.

Depois de trabalhar como pianista e orquestrador de compositores como Alfred Newman ou Bernard Herrmann, John Williams arriscou dedicar-se à composição e afirmou-se, a partir dos anos 60, como um versátil criador de bandas sonoras para filmes. “Poucos compositores se poderão orgulhar de ter criado música orquestral tão incrustada no imaginário colectivo e tão habilitada a activar de forma imediata memórias pessoais ligadas aos vários filmes para os quais tem imaginado a banda sonora desde que, em 1958, quase por acidente, se atreveu a pensar nas notas que poderiam misturar-se e confundir-se com as narrativas dos grandes ecrãs”, lê-se em comunicado.

Liderada pelo maestro Stephen Mulligan e o premiado violinista Francisco Lima Santos, a Orquestra Gulbenkian irá interpretar “O Duelo”, de As Aventuras de Tintin; “Aventuras na Terra”, de E.T: O Extraterrestre; o tema principal de Parque Jurássico; “O Voo de Hedwig”, “Nimbus 2000” e “O Mundo Maravilhoso de Harry”, de Harry Potter e a Pedra Filosofal; o tema principal e “Recordações”, de A Lista de Schindler; o tema de Sayuri, de Memórias de uma Gueixa; e o tema da Princesa Leia, bem como a Marcha Imperial e o tema principal de Star Wars.

Os bilhetes para os dois concertos custam entre 16€ e 26€ e podem ser adquiridos na bilheteira online da Fundação Calouste Gulbenkian.

+ Os melhores concertos em Lisboa já na agenda para 2022

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade