Notícias

Orquestra Gulbenkian interpreta grandes sucessos de John Williams

Alguns dos mais icónicos temas da história do cinema vão ouvir-se no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian nas noites de quinta-feira, 16 de Dezembro, e sexta-feira, 17.

Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
John Williams
DRJohn Williams
Publicidade

A Orquestra Gulbenkian marcou dois novos concertos para este mês de Dezembro. Na quinta-feira, 16, e na sexta, 17, às 20.00 e às 19.00, respectivamente, o Grande Auditório abre portas a todos os fãs de John Williams, um dos compositores mais populares do cinema. Entre os grandes sucessos a ser interpretados, contam-se “Aventuras na Terra”, de E.T: O Extraterrestre, “O Mundo Maravilhoso de Harry”, de Harry Potter e a Pedra Filosofal, ou a “Marcha Imperial”, de Star Wars.

Depois de trabalhar como pianista e orquestrador de compositores como Alfred Newman ou Bernard Herrmann, John Williams arriscou dedicar-se à composição e afirmou-se, a partir dos anos 60, como um versátil criador de bandas sonoras para filmes. “Poucos compositores se poderão orgulhar de ter criado música orquestral tão incrustada no imaginário colectivo e tão habilitada a activar de forma imediata memórias pessoais ligadas aos vários filmes para os quais tem imaginado a banda sonora desde que, em 1958, quase por acidente, se atreveu a pensar nas notas que poderiam misturar-se e confundir-se com as narrativas dos grandes ecrãs”, lê-se em comunicado.

Liderada pelo maestro Stephen Mulligan e o premiado violinista Francisco Lima Santos, a Orquestra Gulbenkian irá interpretar “O Duelo”, de As Aventuras de Tintin; “Aventuras na Terra”, de E.T: O Extraterrestre; o tema principal de Parque Jurássico; “O Voo de Hedwig”, “Nimbus 2000” e “O Mundo Maravilhoso de Harry”, de Harry Potter e a Pedra Filosofal; o tema principal e “Recordações”, de A Lista de Schindler; o tema de Sayuri, de Memórias de uma Gueixa; e o tema da Princesa Leia, bem como a Marcha Imperial e o tema principal de Star Wars.

Os bilhetes para os dois concertos custam entre 16€ e 26€ e podem ser adquiridos na bilheteira online da Fundação Calouste Gulbenkian.

+ Os melhores concertos em Lisboa já na agenda para 2022

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade