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Os famosos tacos, burritos e quesadillas do Taco Bell chegaram a Almada

Por Sebastião Almeida
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Cadeia de restauração norte-americana abriu os dois primeiros restaurantes no país e estão previstas novas aberturas para breve. Os fãs da Taco Bell em Portugal podem finalmente descansar.

Começou por ser um sonho a um continente de distância. A Taco Bell, cadeia de restauração norte-americana de inspiração mexicana, tem mais de 7000 restaurantes por todo o mundo, mas apenas 500 deles estão fora dos Estados Unidos. Até há bem pouco tempo, Portugal ficava fora do mapa. Mas, nos últimos dias do ano, o desejo de muitos tornou-se, finalmente, realidade. O Almada Fórum, em Almada, e o Norte Shopping, em Matosinhos, foram os primeiros espaços a receberem a famosa marca dos sinos, representada em Portugal pelo grupo Ibersol, que detém outras cadeias, como a Pizza Hut, Burger King ou Kentuchy Fried Chicken (KFC).

Por cá, o assunto tinha-se tornado de tal forma sério que um grupo de cidadãos preocupados resolveu lançar uma petição pública intitulada “Taco Bell em Portugal”. Engane-se o leitor que acha que esta iniciativa não passou de uma paródia de um grupo de internautas aborrecidos. As 1305 assinaturas recolhidas e respectivos comentários, alguns deles datados de há seis anos, mostram que a marca fundada em 1962, na Califórnia, tinha fãs dispostos a lutar pelo sabor dos ingredientes da comida mexicana.

Manuel Manso

Ricardo Santos, gestor de negócio da Taco Bell em Portugal, combinou encontrar-se com a Time Out na zona de restauração do Almada Fórum perto das 16.00, quase por precaução. Assim que chegámos, ainda antes de o avistarmos, percebemos do que nos falava: as filas são substanciais, os fregueses amontoam-se num misto de excitação, curiosidade e fome.

O responsável da marca em Portugal mostra-se surpreendido pela adesão. No dia 29 de Dezembro, quando abriu em Matosinhos, já havia fila antes de o restaurante abrir. Um dia depois em Almada, o fenómeno foi semelhante. “A fila chegava à zona dos cinemas”, descreve.

“A Taco Bell inspira-se nos ingredientes da comida mexicana, com produtos preparados sempre ao momento e com uma combinação de ingredientes frescos”, assegura Ricardo Santos. A marca está ainda em período de teste, mas a julgar pelo interesse das pessoas, será uma questão de tempo até abrir novos restaurantes pelo país.

Burritos, tacos ou quesadillas – é só escolher de entre os seis menus existentes. Em todos eles, há que eleger uma proteína (carne picada, frango picante, crocante ou assado, ou feijão). O menu burrito San Diego é um dos mais tradicionais: burrito, alface, molho nacho, pico de gallo e arroz, com carne picada ou frango picante à escolha e bebida e batata frita incluídas (4,95€). Os Tacos Supreme (5,75€) são outros dos produtos mais antigos e simples – duas tortilhas crocantes com nata cremosa, tomate, alface, queijo cheddar e um ingrediente à escolha.

O menu Crunchywrap Supreme (6,95€) é um dos produtos de assinatura da marca e um dos que mais saída tem tido. Consiste num wrap com molho nacho, nata cremosa, alface e tomate com uma tortilha crocante no recheio. Depois basta escolher que proteína que adicionar.

Crunchywrap Supreme (6,95€)
Fotografia: Manuel Manso

Para partilhar pode ficar-se pelos Chicken Nachos (9 unidades/4,25€), frango crocante com molho barbecue ou de queijo ou os clássicos Nachos Supreme (2,95€), com molho Nacho, guacamole, nata cremosa e molho mexican.

Se for fã de algo mais substancial, o menu Quesarito (7,75€) poderá ser a escolha indicada. Imagine uma tortilha quente enrolada e envolta com queijo fundido, arroz, nata cremosa, molho habanero e frango, carne picada ou feijão no recheio.

Taça Bell (1,80€)
Fotografia: Manuel Manso

Como há sempre espaço para as sobremesas, a taça Bell (1,80€), gelado com recheio de frutos do bosque, chocolate ou doce de leite, ou o Taquito Lupita (2,10€), um gelado com tortilha crocante, canela, açúcar e doce de leite, podem ser a melhor forma de terminar a refeição.

Ricardo Santos não adianta muito para já, mas está para breve a abertura de novos restaurantes Taco Bell no país. O mais provável é ser já em Lisboa. Falta apenas encontrar o local ideal. Quem nos leia de fora da capital, nada tema. Os planos da marca passam por duplicar o número de restaurantes fora dos Estados Unidos até 2022. O desafio, por agora, é lidar com as longas filas.

Almada Fórum (Almada). Seg-Dom, 12.00-24.00. 1€-15,95€.

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