A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os melhores pastéis de nata de Lisboa estão na Ajuda, no Mercado do Peixe

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Quando se encerrou o concurso, a plateia cheia que ocupava uma das salas de entrada do Pavilhão Carlos Lopes invadiu de uma só vez o balcão com os 12 pastéis concorrentes alinhados. O restaurante Mercado do Peixe venceu a prova deste ano, com final marcada para esta quarta-feira, 11 de Abril. Em segundo lugar ficou a pastelaria Fidalgo’s, na Moita, e em terceiro a Pastelaria Batalha, da Venda do Pinheiro.

A sala estava especialmente cheia para a Prova do Melhor Pastel de Nata de Lisboa organizada pelo Peixe em Lisboa – muitos representantes de cada uma das casas a concurso, a maioria dos arredores do centro da cidade e algumas, pequenos negócios familiares. O primeiro lugar foi para os exemplares bronzeados e bem folhados de um dos clássicos do peixe na cidade que no ano passado tinha ficado em terceiro lugar neste mesmo concurso. O restante pódio ficou entregue a uma pastelaria fundada nos anos 70 na margem sul e outra na zona saloia (com uma casa no Chiado).

A prova, que acontece há dez anos no Peixe em Lisboa, teve nesta edição mais de 20 candidatos inscritos. Todos tiveram de declarar que apresentariam o seu fabrico próprio a concurso e passar por uma prova de pré-selecção em que o júri avaliou o aspecto, o toque da massa, o sabor e consistência da massa, o recheio e o sabor global. Na prova desta quarta-feira voltou a ouvir-se a massa dos 12 finalistas – três deles passaram directamente a esta final por terem alcançado os primeiros lugares em 2017 (Pãozinho das Marias, a pastelaria Patyanne e o Mercado do Peixe) — na procura de toque estaladiço, sem muita gordura e um recheio de sabores equilibrados.

O júri foi composto pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, o enólogo Domingos Soares Franco, a jornalista Cristina Liz, o médico João Bascuinho e a chef pasteleira Maria Urmal.

+ Estes são os 12 finalistas da Prova do Pastel de Nata de Lisboa

+ As melhores pataniscas de Lisboa estão no D’Bacalhau, diz o Peixe em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade