A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os velhos anúncios a medicamentos estão expostos no Museu da Farmácia

A exposição é de entrada gratuita e terá também uma versão online para poder consultar a história e a cronologia dos anúncios.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Reclame ou anúncio? Usar palavreado de outros tempos ajuda a alavancar esta viagem ao passado que o Museu da Farmácia preparou. A partir desta sexta, 16, o museu recebe “Vintage PUB – a memória das farmácias”, uma exposição com anúncios da década de 1960 relacionados com o universo farmacêutico. 

Os anúncios de rebuçados para a tosse podem ser dos poucos que ainda fazem parte do imaginário da publicidade farmacêutica, mas não são os únicos. Desde há muito que este tipo de publicidade se instalou nas televisões, rádios e publicações escritas. Esta mostra que chega agora ao Museu da Farmácia reúne diversos anúncios da década de 1960 em publicações do Grémio Nacional das Farmácias, organização que representou o sector durante o Estado Novo.

Vintage PUB – a memória das farmácias
DR


Numa parceria entre o Arquivo Histórico das Farmácias e o Museu da Farmácia, a exposição vai estar dividida por quatro núcleos: “Corpos Sãos”, “Pelas Crianças”, “De Bom Humor” e “Nunca Esquecidos”. Em cada um deles procura-se valorizar a estética e também as histórias e lembranças por detrás de cada anúncio. Comprimidos, unguentos, xaropes e pomadas são os protagonistas, apresentados através de ilustrações acompanhadas de slogans sugestivos que prometem mover mundos e fundos para curar qualquer maleita.

Além de estar presente fisicamente no museu e ficar por lá até 31 de Janeiro de 2021, a exposição terá também uma versão online através deste site

Museu da Farmácia. R. Mal. Saldanha, 1. Seg-Dom 10.00-19.00.  Entrada livre.

+ A primeira exposição da nova galeria do Campo Pequeno é para desconfinar

Últimas notícias

    Publicidade