A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Petit h: um laboratório de ideias e experiências da Hermès em Lisboa

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Adoramos ver as montras da Hermès no Chiado, mas normalmente ficamos por aí. Pelas montras. Mas entre os dias 6 e 29 de Setembro, pode dar mais um passo para lá da ombreira da porta: o primeiro andar da loja recebe o Petit h, um laboratório de ideias e de experiências da marca francesa aberto ao público. E há workshops para fazer.

O Petit h, com morada fixa em Paris, é um projecto ambulante que corre cidades de todo o mundo. Nasceu em 2010, ideia de Pascale Mussard, herdeira da casa de moda de luxo. Pela primeira vez em Lisboa, Godefroy de Virieu, director criativo, teve a ajuda da arquitecta e designer Joana Astolfi, já conhecida por fazer as montras da casa.

Este espaço, que é adaptado a cada cidade para onde viaja, vai reunir o know-how e os materiais da marca, num diálogo promovido por Godefroy entre os artesãos do ateliê, designers, artistas e o público. “A Hermès sempre valorizou o trabalho manual, o artesanato. O Petit h dedica-se a valorizar o ‘savoire-faire’ de diferentes áreas como o couro, a seda, a porcelana, o cristal”, explica Godefroy. “Cria assim uma proximidade, uma troca com os nossos clientes, que é importante para nós. Estes encontros são muito inspiradores. Eu quero dar sentido a essas expedições, trabalhando com cenógrafos e designers locais que são a fonte de novas propostas, de novos projetos.”

No fundo, o Petit h é uma exposição palpável de objectos Hermès. Cada peça é feita com os mesmos materiais que os produtos Hermès – peles, porcelanas ou tecidos que são armazenados especialmente para depois ganharem uma nova vida neste laboratório. Aqui tudo é feito com o mesmo know-how dos artesãos com a criatividade dos designers e artistas de várias áreas que se inspiram nos próprios materiais, o ponto de partida de tudo isto, para criarem objetos quase oníricos.

Por cá, há um móvel de cortiça (bem português), um galo de couro, um veleiro com lenços de seda, e uma série de emblemas, porta-cartões ou porta-chaves. Tudo para mostrar o processo de fabrico artesanal que a marca de luxo prima em ter.

Durante esses dias, os visitantes são convidados a participar em workshops criativos, pelas mãos da artista Isabelle Leloup, que trabalha para o ateliê de Paris. Cada participante poderá criar um objecto único e pessoal com os materiais da marca. Os lugares são limitados e, caso queira experimentar, tem de contactar a loja (21 324 2070) para reservar lugar num ateliê num dos horários disponíveis, sendo que não há custos para tal.

Hermès. Largo do Chiado, 9. 21 324 20 70. 10.30 – 19.30.

+ Os melhores sítios para fazer compras em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade