A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

"Pose e Variações": uma ode à escultura toma conta da Gulbenkian

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Tal como nas semanas da moda, começam a chegar aos museus as grandes colecções de Inverno – a da Gulbenkian ocupa a galeria principal já a partir desta sexta-feira. "Pose e Variações" traz à fundação um conjunto de esculturas reunidas por dois importantes coleccionadores: Calouste Sarkis Gulbenkian (a razão de estarmos aqui a escrever sobre isto) e Carl Jacobsen, fundador da Carlsberg.

Foquemo-nos em França e na arte dos escultores franceses. A exposição explora a forma como estes artistas esculpiam à luz das poses canonizadas pela Academia e como foram mudando e adaptando essas pré-definições ao próprio estilo, um afastamento do caminho académico, portanto. Pode cirandar pela galeria que vai estar dividida em cinco núcleos, uns com uma fase escultórica associada à mitologia clássica (quem é que nunca apreciou um bom Adónis?), outros mais próximos da realidade e com traços mais intimistas.

Auguste Rodin é o artista central desta exposição, que se junta a escultores como Jean-Antoine Houdon, Aimé-Jules Dalou, Paul Dubois, Jean-Baptiste Carpeaux, Edgar Degas ou Denys-Pierre Puech, tudo isto em mais de 30 esculturas.

No dia da inauguração há ainda uma conversa com os curadores Luísa Sampaio e Rune Frederiksen, em torno da temática da escultura, às 17.00.

Av. de Berna, 45A. Inaugura sexta até 4 de Fevereiro 2019. Qua-Seg 10.00-18.00. 5€.

Conheça estes museus de arte contemporânea em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade