A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quais são os melhores Sabores de Alvalade? Vamos provar e avaliar

Escrito por
Mariana Lima
Publicidade

O concurso gastronómico Sabores de Alvalade está de regresso de 7 a 31 de Outubro: 26 estabelecimentos competem para saber quem tem o melhor prato tradicional e o melhor doce do bairro.

Alvalade vai andar o resto do mês à procura do melhor prato tradicional e do melhor doce do bairro. O Sabores de Alvalade arranca nesta segunda-feira com a sua terceira edição, que dura até ao último dia de Outubro, levando 26 estabelecimentos em competição, muitos dos quais são estreantes.

Organizado pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Comerciantes de Alvalade, o concurso gastronómico divide-se em duas categorias. Do total de concorrentes, 16 tentam a sua sorte (e sabedoria na cozinha) em ambas. Depois, há mais cinco para cada lado: cinco tentam levar o prémio para o melhor prato tradicional do bairro, e outros 5 a distinção do melhor doce local.

A avaliação dos pratos tradicionais será feita por um júri que, além da qualidade da comida, vai ter em conta a apresentação e o conforto da sala de refeições. Já o melhor doce será decidido pelo público, que poderá votar no seu favorito através da página de Facebook da junta.

Em jogo estão os pratos como o cozido à portuguesa do Sem Nome, o bacalhau à minhota do Restaurante Borges ou o arroz de cabidela da Toca do Raposo, e ainda propostas menos convencionais (e com nomes mais sofisticados), como é o caso dos escalopes de polvo com milho, arroz rico de tomate assado e tremoços e emulsão de agrião do Dote ou a panna cotta de lima e manjericão com merengue e coulis de frutos vermelhos do Golf Spot.

Na categoria dos doces, o leite creme é o doce mais comum, já que vai ser apresentado em quatro locais – Novo Dia, Pirilampo, Restaurante do Mercado de Alvalade e no Dom Feijão.

Na edição anterior, o prémio para o melhor prato tradicional foi para o cozido à portuguesa d’ Os Courenses, que este ano concorre com a sua caldeirada de borrego, enquanto que o doce vencedor foi o suspiro com frutos vermelhos e chantilly da Harmonia dos Sabores, que apostou no mesmo doce para esta edição (além de concorrer com as suas pataniscas de bacalhau para o melhor prato tradicional).

A lista completa pode ser vista aqui, incluindo os pratos e os doces que estão em competição.

Alvalade (vários locais). 7-31 de Outubro.

Birra da Cerveja: Lumiar recebe três dias de cerveja artesanal, workshops e conversas

Últimas notícias

    Publicidade