A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quinta do Pisão alerta para as alterações climáticas com escultura ecológica

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Um eucalipto da Quinta do Pisão ficou sem água e morreu. Mas agora renasceu em forma de escultura, uma ideia que alerta para problemas que estão aqui ao virar da esquina.

A seca que assolou o país o ano passado deixou marcas no território. Uma delas foi na Quinta do Pisão, onde um gigante Eucalipto-azul-da-tasmânia (Eucalyptus Globulus) não resistiu à falta de água, como muitas outras espécies.

Inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão está sempre aberta para visitas e ao património ecológico e histórico deste espaço verde junta-se agora um importante património cultural. "Rise and Fall" é o nome da intervenção do artista ambiental inglês Stuart Ian Frost, que gravou no tronco da árvore de 15 metros de altura um padrão relacionado com a falta de água. Que podem ser centenas de gotas, mas que também podem ser centenas de lágrimas. Uma obra que pode ser visitada gratuitamente e que merece ser apreciada por adultos e explicada às crianças que num futuro próximo vão andar com o planeta às costas.

quinta do pisao rise and fall

©Pedro Barros

Além do património ecológico, na Quinta do Pisão é possível visitar equipamentos recuperados, como estábulos, eiras, poços ou mesmo os fornos que durante o século XIX ajudavam à produção de cal nesta zona. Os animais residentes vivem em modo livre, de cavalos e burros a ovelhas e borregos. Se estiver a pensar numa visita, explore a hipótese de se inscrever num passeio interpretativo, andar a cavalo ou de burro ou mesmo colher legumes e vegetais na Horta Biológica. Se os comprar e levar para casa, não só fica bem servido como estará a ajudar os trabalhos de gestão ambiental da quinta.

burros quinta do pisao

"Rise and Fall" é um projecto dirigido por Sofia Barros, directora artística e activista das causas ambientais, a convite da Cascais Ambiente. Entre os vários trabalhos realizados por Sofia Barros, destaca-se "Point of View", para o qual convidou 10 conceituados artistas nacionais e internacionais para criar intervenções específicas no Parque da Pena.

Veja o vídeo:

Últimas notícias

    Publicidade