• Notícias
  • Vida urbana

Quinta do Pisão alerta para as alterações climáticas com escultura ecológica

Quinta do Pisão alerta para as alterações climáticas com escultura ecológica
©Pedro Barros

Um eucalipto da Quinta do Pisão ficou sem água e morreu. Mas agora renasceu em forma de escultura, uma ideia que alerta para problemas que estão aqui ao virar da esquina.

A seca que assolou o país o ano passado deixou marcas no território. Uma delas foi na Quinta do Pisão, onde um gigante Eucalipto-azul-da-tasmânia (Eucalyptus Globulus) não resistiu à falta de água, como muitas outras espécies.

Inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Quinta do Pisão está sempre aberta para visitas e ao património ecológico e histórico deste espaço verde junta-se agora um importante património cultural. "Rise and Fall" é o nome da intervenção do artista ambiental inglês Stuart Ian Frost, que gravou no tronco da árvore de 15 metros de altura um padrão relacionado com a falta de água. Que podem ser centenas de gotas, mas que também podem ser centenas de lágrimas. Uma obra que pode ser visitada gratuitamente e que merece ser apreciada por adultos e explicada às crianças que num futuro próximo vão andar com o planeta às costas.

quinta do pisao rise and fall

©Pedro Barros

Além do património ecológico, na Quinta do Pisão é possível visitar equipamentos recuperados, como estábulos, eiras, poços ou mesmo os fornos que durante o século XIX ajudavam à produção de cal nesta zona. Os animais residentes vivem em modo livre, de cavalos e burros a ovelhas e borregos. Se estiver a pensar numa visita, explore a hipótese de se inscrever num passeio interpretativo, andar a cavalo ou de burro ou mesmo colher legumes e vegetais na Horta Biológica. Se os comprar e levar para casa, não só fica bem servido como estará a ajudar os trabalhos de gestão ambiental da quinta.

burros quinta do pisao

"Rise and Fall" é um projecto dirigido por Sofia Barros, directora artística e activista das causas ambientais, a convite da Cascais Ambiente. Entre os vários trabalhos realizados por Sofia Barros, destaca-se "Point of View", para o qual convidou 10 conceituados artistas nacionais e internacionais para criar intervenções específicas no Parque da Pena.

Veja o vídeo:

Publicidade
Publicidade

Comentários

0 comments