A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua das Pretas
©Mariana Valle LimaO primeiro concerto no Coliseu aconteceu em Junho de 2020

Rua das Pretas passa a ser de todos com uma nova série musical na RTP

Projecto musical de Pierre Aderne chega a um público maior numa série musical com vários convidados. Estreia-se na estação pública a 15 de Março.

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Tudo começou com um concerto em Junho de 2020. Por essa altura, a Rua das Pretas, o projecto musical do brasileiro Pierre Aderne trocou o secretismo assegurado por um palacete de uma rua escondida no Príncipe Real pelo Coliseu dos Recreios, e apresentou-se a um público maior. Agora, meses depois da primeira experiência nesse espaço e de um concerto transmitido em streaming, a mítica sala lisboeta está a ser o cenário para a gravação de uma série musical que se estreia a 15 de Março, às 23.30, na RTP.

Neste novo formato, que será composto por 12 episódios, a ideia é manter o espírito de tertúlia musical a fazer lembrar o ambiente de botequim. “Lisboa tornou-se a capital da música de língua portuguesa. Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, escolheram Lisboa para pousar ritmos e melodias, e logo a seguir descobriram que, juntos, tinham as patentes de fados bossas, cirandas, mornas, sambas e finanças”, explica um vídeo publicado esta terça-feira na página de Instagram da Rua das Pretas.

Paulo de Carvalho, Tito Paris, Maria João, Rita Red Shoes, Pedro Moutinho e Tiago Nacarato são alguns dos nomes convidados para participarem nas sessões. Há ainda um conjunto de músicos residentes composto por Fred Martins, Walter Areia, Nilson Dourado, Augusto Britto, Rui Poço, Joana Amendoeira e Karla da Silva. Além de temas inéditos, nestas sessões serão também reinterpretadas canções que todos conhecem. Como por exemplo Uma Casa Portuguesa, que Amália e João Gilberto cantaram na mesma sala, agora pela voz de Paulo de Carvalho.

Em aberto fica a possibilidade de uma segunda temporada ao vivo, quando os espaços culturais reabrirem, e o lançamento de um novo álbum da Rua das Pretas, fazendo uso das gravações de áudio para a série produzida pela BRO Filmes, com o apoio da RTP e da sala lisboeta.

+ Leia grátis a Time Out Portugal desta semana

+ Fotogaleria: a Rua das Pretas no Coliseu

Últimas notícias

    Publicidade