A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Sintra acolhe Festival Imaginário para uma festa em família na natureza

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A associação cultural Byfurcação, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, convida as famílias a redescobrir os espaço verdes, através de actividades, performances e exposições inusitadas. A proposta é a descoberta de um imaginário comum através das artes e da natureza.

O Festival Imaginário, a decorrer de 31 de Maio a 2 de Junho, vai abrir as portas da Quinta da Ribafria para uma festa em família. A programação, vasta e transversal, inclui música, teatro, circo, artes visuais, literatura, workshops, dança, jogos tradicionais e instalações.

A sessão de abertura está marcada para as 22.00, com um desfile de marionetas iluminadas a grande escala, que seguirão até ao centro histórico – a companhia de teatro está, por estes dias, à procura de voluntários para este espectáculo. Mas há actividades a começarem logo às 10.00 da manhã, desde teatro de improviso com a Byfurcação a pinturas com materiais da floresta com a artista plástica Marta Silva. Na agenda, pode contar ainda com um workshop de dança adaptada ou um jogo de meditação para todos e actividades na natureza com a Associação Plantar uma Árvore.

No dia seguinte, 1 de Junho, a Quinta da Ribafria volta a estar de portas abertas, das 10.00 às 22.00, com novas propostas, como um espectáculo de Novo Circo com a espanhola Compañia d'Click ou um concerto de orquestra de sopros e percussão com cortejo. Se for com bebés, nada tema: há um espectáculo de teatro, yoga e até dança para os seus rebentos. Os mais velhos podem divertir-se no Workshop de Ilustração da Livraria Gatafunho, a ouvir a Hora do Conto da Bruaá Editora ou a assistir à exibição de curtas de animação, uma extensão do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

No último dia, 2 de Junho, o festival começa à mesma hora, mas encerra mais cedo, pelas 18.00. Entre as actividades programadas, destaca-se, por exemplo, o concerto de música tradicional alentejana reinterpretada, pelos Magano; um workshop de construção de marionetas com materiais reciclados, com a artista plástica Marta Silva; um workshop de movimento para famílias, pelos Origo; e uma caminhada com recolha de resíduos, promovida pelo Movimento Claro.

Durante os três dias, a Quinta da Ribafria terá ainda uma área dedicada à street food e aos piqueniques.

Os bilhetes diários custam entre 5€ (crianças) e 10€ (adulto), mas se forem adquiridos até ao final de Abril, têm 50% de desconto. As reservas são feitas através do e-mail festival-imaginario@byfurcacao.pt

+ Lx Factory acolhe dois dias de actividades físicas, workshops e talks

Últimas notícias

    Publicidade