A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Solar dos Nunes
Joana Freitas

Solar dos Nunes eleito restaurante europeu do ano

Restaurante de Alcântara com mais de 30 anos de existência destaca-se pela cozinha tradicional alentejana.

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

É um clássico da cidade, templo de comida tradicional – e não confundir com o Solar dos Presuntos, nas Portas de Santo Antão. O Solar dos Nunes foi eleito o “Restaurante da Europa 2022” pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a gastronomia de qualidade na União Europeia.

De portas abertas desde 1988, o restaurante deve o nome (e a fama) à família Nunes, de origem alentejana. Não é de estranhar por isso a fama de pratos como a perdiz estufada ou a açorda de bacalhau. Há uma secção inteira dedicada aos pratos de caça, e as sobremesas, que aqui se chamam lambarices, incluem sericaia com ameixa de Elvas, encharcada de Mourão e fidalgo real. Não terá sido por acaso que Madonna escolheu o Solar dos Nunes para jantar quando se decidiu mudar para Lisboa.

“É para nós um orgulho imensurável e uma alegria infinda conseguir este galardão para Portugal”, assina em comunicado Susana e José António Nunes, proprietários do Solar dos Nunes, destacando o “reconhecimento europeu que vem engrandecer, deste modo, o exigente e esmerado trabalho que o restaurante tem vindo a fazer pela gastronomia portuguesa nos 34 anos de existência”. 

O título de restaurante europeu foi entregue na cidade francesa de Dijon, onde aconteceu o congresso anual do Conselho Europeu de Confrarias, composto por sete países (Espanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Bélgica, além de Portugal e Macau). 

R. dos Lusíadas 68 (Cais do Sodré). Seg-Sáb 12.00-15.00, 19.00-01.00

+ Uma mão no México, outra no Japão. Assim é o Las Dos Manos, do chef Kiko

+ The World's 50 Best Bars: Red Frog é o 40.º melhor bar do mundo

Últimas notícias

    Publicidade