A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

The Outsider: terror e manipulação assinado por Stephen King

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Stephen King é o autor do livro policial e de terror The Outsider, que foi transformado numa série pela HBO, com estreia na segunda-feira. 

Publicado em 2018, The Outsider é mais um livro de Stephen King a ser transformado numa série de televisão – neste caso, pela HBO –, com argumento da responsabilidade do consagrado escritor e argumentista Richard Price, que já assinou filmes como A Cor do Dinheiro, de Martin Scorsese, ou Passadores, de Spike Lee, e supervisão do próprio King.

A história combina o policial e o sobrenatural e passa-se em Flint City, uma cidadezinha do Oklahoma. Ralph Anderson, um detective da polícia local, está a investigar o caso do assassínio do jovem Frank Peterson, de 11 anos, cujo corpo horrivelmente mutilado foi encontrado numa floresta. O caso é tanto mais penoso para o detective, porque está ainda de luto e a sofrer pela morte recente do seu próprio filho.

Anderson acaba por prender, em público, durante um jogo de basebol, Terry Maitland, um popular professor e treinador da equipa de crianças de Flint City, provocando a indignação dos habitantes. O detective está totalmente certo de que Maitland é o culpado, já que tem testemunhas oculares e provas forenses concludentes. No entanto, Maitland nega ser o assassino e apresenta um álibi: estava numa conferência, numa vila vizinha, quando do crime. E não só várias pessoas o viram lá, como a conferência foi filmada na íntegra e Maitland aparece nas imagens.

Tudo aponta para uma impossibilidade: Maitland esteve em dois sítios ao mesmo tempo. Mas antes que o detective possa deslindar a situação, Maitland é morto a tiro à porta do tribunal pelo irmão mais velho da vítima. Pressentindo que o caso envolve forças sobrenaturais, o detective decide pedir ajuda a uma investigadora particular, Holly Gibney, dotada de capacidades especiais e que recorre a métodos pouco ortodoxos em termos de trabalho policial, para que ela o ajude a explicar aquilo que parece inexplicável.

As pistas levam Maitland e Gibney a Marysville, no Texas, onde duas outras crianças foram assassinadas alguns anos antes, e a dupla acaba por descobrir a existência de uma criatura sobrenatural maléfica, o Outsider. É uma entidade muito perigosa e muito poderosa, que ao sentir-se ameaçada pela presença de Maitland e de Gibney, vai tentar eliminá-los, através da manipulação de uma pessoa que detesta o detective, para que continue a não haver quaisquer vestígios da sua existência e possa continuar a matar, violar e mutilar crianças. Composta por dez episódios, The Outsider tem como principais intérpretes Ben Mendelsohn (Ralph Anderson), Cynthia Erivo (Holly Gibney) e Jason Bateman (Terry Maitland), contando ainda com a participação de nomes como Paddy Considine, Mare Winningham e Bill Camp. Mendelsohn, Bateman e o argumentista Richard Price são também produtores executivos da série.

Os leitores ferrenhos de Stephen King notarão que a personagem de Holly Gibney já apareceu numa recente trilogia de livros policiais do escritor, que tem como herói Bill Hodges, um detective da polícia reformado, tendo sido personificada por outra actriz, Justine Lupe, na adaptação televisiva do primeiro livro daquela, Mr. Mercedes.

HBO. Seg (estreia)

+ As melhores séries para ver em Janeiro

Últimas notícias

    Publicidade