A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Tudo o que precisa de saber sobre o Miss Drag Lisboa 2018

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

A noite da eleição da rainha drag da cidade aproxima-se e há que estar preparado para este 15 de Setembro no Time Out Market. Antecipamos o evento e respondemos a todas as dúvidas que lhe podem passar pela peruca, perdão, pela cabeça.

Setembro é um mês agitado para a comunidade LGBT+ em Lisboa e a agenda está bem composta graças ao QueerLisboa (14 a 22 de Setembro). O Miss Drag Lisboa, que este ano está inserido na programação do festival de cinema, a 15 de Setembro, é um dos eventos arco-íris a não perder. Não sabe do que estamos a falar? Leia estas linhas e compre bilhetes logo de seguida.

Miss Drag Lisboa, mas isso existe?

Existe pois, desde o ano passado. A primeira edição aconteceu na Galeria Zé dos Bois em Novembro e foi um sucesso. Inspirado nos clássicos concursos de misses norte-americanos, o objectivo é eleger a melhor drag queen da cidade, com várias provas, como a de fato de banho, de vestido de gala ou um número musical. O concurso é também uma forma de “dar a conhecer jovens talentos na arte do transformismo”, diz a organização.

Quem são as concorrentes?

O ano passado foram sete; este ano o número quase duplica e serão 12 a lutar pela coroa. Há duas repetentes, Cher No-Billz e Dama de Paus, e 10 caras novas: Lola, Imperatrisha, Miss Lane, Daphné Claire, Lexa BlacK, Ivy Campbell, Zazu LaCroix, Megan Fox, Lucy Jean e Valley Dation. Como posso escolher a minha preferida? Algumas das concorrentes são habituées de palcos como o do Lugar às Novas, no Finalmente (dia dedicado a novos talentos drag da cidade). Outras costumam animar festas como as da discoteca Trumps ou da Thug Unicorn. A maior parte das drag queens tem uma página de fãs no Facebook com fotografias. O melhor mesmo é assistir ao concurso e escolher a sua favorita no momento.

O meu voto conta para alguma coisa?

O entusiasmo do público ajuda, mas é o júri que decide quem será a próxima rainha drag da cidade. Este ano, a actriz/modelo Sofia Aparício é uma das convidadas. O júri é ainda constituído pelo actor Manuel Moreira (da peça Avenida Q) e pelas drag queens Stefani Duvet (do Finalmente, e que fez sucesso depois de ter sido capa da revista Cristina) e Belle Dommage.

Quem se lembrou do concurso?

A ideia partiu da drag queen Miss Moço (personagem do luso- -canadiano Adam Moço), que começou por organizar viewing parties do concurso de drags “RuPaul’s Drag Race” em Lisboa. “Não havia nada parecido em Portugal e estão a aparecer cada vez mais drag queens, mas sem nenhuma plataforma para se lançarem”, explicava em 2017. Entretanto, Miss Moço regressou ao Canadá, mas volta de propósito para produzir, apresentar e actuar no Miss Drag Lisboa de 2018.

Quem ganhou no ano passado? 

A Miss Drag Lisboa 2017 é Sylvia Koonz – e é ela quem vai entregar a coroa à próxima rainha. “Sou uma pessoa muito tímida e sempre tive fobia a público. Nunca pensei conseguir estar num palco”, dizia-nos na altura Pedro, que encarna a personagem. “A Sylvia também me deu a conhecer muitas partes da minha personalidade.” Um dos prémios do concurso foi um kit de maquilhagem. Outro foi actuar em Junho no Arraial Pride – e com isso conhecer Pabllo Vittar.

Vale a pena comprar bilhete com antecedência?

A julgar pelo ano passado, com uma sala esgotada vários dias antes do concurso, achamos que vale a pena, sim. Este ano, o Miss Drag Lisboa acontece numa sala maior, no Estúdio Time Out do Time Out Market, e a entrada são 10 euros. Depois do concurso vai tudo para casa? A festa dura até as 4 da manhã e conta com performances das drag queens Sylvia Koonz, Nevada Popuzuda e Chantelle Pérez. A dupla AstroBoy & Le Mig trata da música.

Acho que posso vir a ser a próxima rainha. Como posso concorrer?

As inscrições já acabaram. Agora só no próximo ano. É ir treinando e esperar que anunciem as candidaturas na página de Facebook Miss Drag Lisboa.

Sábado, 15 de Setembro, 23.30-04.00, no Estúdio Time Out, Time Out Market. 10€ (bilhetes à venda na Ticketline)

+ Os Gay Games continuam, agora em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade