A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Os Gay Games continuam, agora em Lisboa

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Portugal foi pela primeira vez aos Gay Games, com 35 atletas, e trouxe para casa 11 medalhas. Fora de Paris, os treinos continuam em Setembro em Lisboa. Pode ser que ainda vá a tempo de competir em 2022 em Hong Kong.

Afinal o que são os Gay Games? É provável que a competição lhe tenha passado ao lado, tão depressa quanto a velocidade destes atletas – por exemplo, a de Pedro Ferraz, que ganhou a medalha de Ouro dos 4x400 metros de atletismo. Ou de Mariane Valencio, também Ouro nos 100 metros livres de natação. Os Jogos Olímpicos LGBT+, como costumam chamar à competição, terminaram no dia 12 de Agosto e quem quis acompanhar teve de procurar alternativas nas redes sociais, como os directos de Facebook da página da associação Boys Just Wanna Have Fun, onde foi transmitida a meia-final do campeonato de ténis (com Nathan Mertz, que conseguiu a medalha de Prata para Portugal).

Esta foi a primeira participação portuguesa nos Gay Games, com uma comitiva organizada pela Boys Just Wanna Have Fun (BJWHF), associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é a inclusão através do desporto, independentemente da orientação sexual, cor da pele ou religião. Ao todo foram a Paris 35 atletas de Portugal, que se juntaram aos 10.300 atletas de 91 países para competir em 36 modalidades.

Feitas as contas, a participação portuguesa foi um sucesso: 11 medalhas em modalidades como o atletismo (Ouro para Pedro Ferraz), a natação (nove medalhas para Mariane Valencio, Jonas Grancha, Álvaro Cardoso, João Boavida e Miguel Patrício) e o ténis (Prata para Nathan Mertz).

Os Gay Games começaram em São Francisco em 1982 e acontecem de quatro em quatro anos. Pretendem “combater a discriminação e defender o direito de envolvimento no desporto, política e cultura, independentemente da orientação sexual, género, religião, idade, origem étnica, inclinação política ou habilidade artística/desportiva”, explica a BJWHF. A competição foi uma ideia do atleta norte-americano Tom Waddell e teve inicialmente o nome de Gay Olympics, mas poucas semanas antes de começar o Comité Olímpico dos Estados Unidos processou-o por se apropriar da palavra “Olympics”. Aí surgiu o nome que se mantém até hoje.

As semelhanças com os Jogos Olímpicos são óbvias e os Gay Games até têm a sua própria chama olímpica. Desde 1982, é o evento desportivo mais importante para a comunidade LGBT+ e até conta com a participação de atletas de países onde a homossexualidade ainda é considerada crime.

Em 2022 os jogos voltam, e desta vez acontecem em Hong Kong. Até lá é treinar para que “Portugal possa melhorar os resultados agora alcançados, levando uma comitiva ainda maior e mais diversa”, diz a BJWHF. A associação, com sede em Lisboa, tem seis equipas inclusivas, de seis modalidades diferentes: Dark Horses Rugby, Lisbon Crows Volleyball, Lisboa Poolboys Swim Team, Lisbon Foxes – Football Team, Tango4Fun e a equipa de Corrida BJWHF.

No início de cada ano lectivo costumam organizar treinos abertos para procurar novos atletas e no site têm um formulário de inscrição com informação sobre quotas e locais de treinos. O tango argentino (no Castro Beer, no Cais do Sodré) e o futebol (na Graça) recomeçam no início de Setembro e as inscrições já estão abertas.

Se não quer treinar mas quer ajudar, a associação aceita donativos, vende merchandising e tem um belíssimo calendário anual com imagens do fotógrafo Lisboeta Italiano, o nome artístico de André Miguel, da equipa de rugby Dark Horses, inspiradas em artistas como Tom of Finland.

Boys Just Wanna Have Fun, bjwhf.weebly.com + info e inscrições para info@bjwhf.org

Últimas notícias

    Publicidade