A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Um festival de cinema para celebrar o Dia Internacional do Migrante

Por
Claudia Lima Carvalho
Publicidade

São três filmes, em três dias diferentes, com foco num só tema: a migração. Falamos do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração, que acontece em mais de 90 países do mundo e Portugal não ficou de fora, pelo segundo ano consecutivo. O primeiro filme passa já no dia 5 de Dezembro, terça-feira, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.

Sound of Torture, da israelita Keren Shayo, sobre os refugiados eritreus que procuram uma nova vida em Israel, abre este festival, que tem como objectivo apresentar filmes que capturam as esperanças e os desafios das pessoas que saem das suas casas em busca de uma vida melhor e de mostrar as suas contribuições nas novas comunidades.

O documentário de Keren Shayo é um duro retrato dos refugiados que no seu caminho para Israel são sequestrados por traficantes beduínos. Acabam levados para acampamentos onde são torturados, violados e forçados a contactar os seus familiares para pedir um resgate em troca da sua liberdade. Sound of Torture dá-nos essas histórias através de uma jornalista e activista eritreia que vive na Suécia e que no seu programa de rádio fala com estes refugiados, outrora reféns.

O segundo filme passa no dia 15 de Dezembro na Casa dos Direitos Sociais em Marvila. Trata-se de Nanny, um filme espanhol realizado por Tatiana Fernandez Geara sobre a jornada dolorosa das amas que migram da República Dominicana para os EUA com o objectivo de enviarem dinheiro para os seus filhos.

Já no Dia Internacional do Migrante, 18 de Dezembro, The Journey, de Matthew Cassel, é exibido no Cinema São Jorge. Neste documentário, o realizador segue Aboud Shalhoub, durante um ano, na sua viagem da Síria até à Europa.

Todas as sessões são gratuitas e acontecem às 19.00. No final de cada filme, haverá ainda espaço para uma conversa informal sobre o tema do filme exibido. Nas três sessões vão estar sempre um migrante ou um refugiado, prontos para partilharem a sua história.

O Festival Internacional de Cinema sobre a Migração é uma iniciativa da Agência das Nações Unidas para as Migrações com a Câmara Municipal de Lisboa e o Alto Comissariado para as Migrações.

+ Veja o trailer de Avengers: Infinity War

+ No Discovery há Fantasmas concretos para ver

Últimas notícias

    Publicidade