A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

No Discovery há Fantasmas concretos para ver

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

A série Engenharia Abandonada, do Discovery, dá a conhecer grandes estruturas abandonadas por todo o mundo.

Edifícios devolutos, há-os em todas as cidades. Mas existem construções-fantasma que ficaram como vestígios de regimes totalitários derrubados ou falidos, de grandes desastres ou de projectos megalómanos falhados. Em Engenharia Abandonada, no canal Discovery, vamos conhecer algumas dessas peculiares obras de engenharia.

É o caso de Prora, uma estância de férias criada durante o regime nazi na ilha de Rugen, para acolher trabalhadores alemães de menos recursos. Foi uma prisão no tempo da RDA, e depois de ter sido vez abandonada de novo após a queda do Muro de Berlim, está ser transformada em resort de luxo. Há ainda a cidade de Pripyat, na Ucrânia, criada para albergar os trabalhadores da central nuclear de Chernobyl e que chegou a ter 50 mil habitantes. Hoje, é uma atracção para os chamados “turistas da desolação”.

Nesta série, veremos ainda bases subterrâneas vazias há décadas, pontes que nunca foram acabadas ou estradas que não vão a lado nenhum. Fantasmas concretos, feitos de betão, pedra e aço.

Discovery. Qua. 22.00

+ 'American Crime Story: O Assassinato de Versace' e 'Ficheiros Secretos' abrem 2018 nos canais Fox

+ Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso são a nova aposta da RTP

Últimas notícias

    Publicidade