A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Uma viagem dançada aos ventrículos e aurículas no LU.CA

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Uma pergunta inesperada de uma crianças. Márcia Lança ficou com ela atrás da orelha e convidou Ana Madureira para a ajudar a encontrar a resposta. O resultado pode ser visto, a partir de 12 de Outubro, no teatro LU.CA.

“Mãe, o que há dentro do coração?”. Quando Márcia Lança se deparou com esta questão, tardou em saber o que responder à filha. Matutou e matutou, mas nada conclusivo lhe saiu. Passados muitos meses, a dúvida persistia-lhe. “Fui ver coisas sobre o coração anatómico e sobre fisiologia. Depois, deparei-me com questões mais ligadas à filosofia e ao início da medicina”, conta a directora artística da associação VAGAR, responsável pela produção do espectáculo de dança Dentro do Coração, que se estreia no Teatro LU.CA — Luís de Camões, no próximo sábado, dia 12.

Márcia não encontrava uma resposta à altura para a pergunta inocente da filha. Dizer-lhe que se tratava apenas de um músculo que bombeia sangue para o resto do corpo seria uma desilusão para a criança que imaginou um mundo fantástico dentro do pequeno órgão que nos faz viver. “Passado algum tempo, fiz-lhe eu a pergunta. Afinal, o que há dentro do coração?”. “Ela respondeu-me ‘paz’ ”, recorda Márcia. Ana Madureira, uma das criadoras e performer do espectáculo lançou o mesmo isco a uma das filhas. “A mim respondeu que há fogo”, relata.

As duas criadoras do espectáculo começaram então a tentar descortinar o coração. Imaginaram-no “um bocadinho como se fosse a Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne”. Em Dentro do Coração, há uma entrada para a veia cava que conduz até uma caverna. “É o cruzamento do mundo físico e do universo do fantástico e do imaginário", resumem. Márcia começou por propor a Ana que criasse a dança do sangue. “Foi uma coisa tão vaga que deu logo origem a muitas ideias”. A partir daí, a criação do espectáculo baseou-se no que Márcia propunha e no que Ana lhe retribuía como resposta.

Nesta viagem ao interior do coração, ao seu mundo imaginário de cavernas, ventrículos e aurículas, explica-se como é que um músculo tão pequeno deu origem a tantas histórias de amor, de vingança, de felicidade e de tristeza. Até 20 de Outubro, com música original de Vahan Kerovpyan, cenário de Rita Carmo, roupa de figurino de Ainhoa Vidal, apoio dramatúrgico de Carolina Campos e luz de Daniel Worm, cria-se um imaginário para o coração dentro de cada um.

Quando a peça dançada se estrear, será a primeira vez que as filhas de Márcia e Ana verão as suas perguntas respondidas. Logo em cima de um palco.

Dentro do Coração. Teatro LU.CA. Calçada da Ajuda, 80 (Ajuda). 12-20 Out, 1-7€.

+ Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade