A Time Out na sua caixa de entrada

Vamos ajudar a artista trans Aurora Pinho?

Por Clara Silva
Publicidade

No dia 25 de Abril o Anjos70 recebe uma festa de angariação de fundos para a cirurgia da artista trans Aurora Pinho. The Legendary Tigerman, Moullinex e Fado Bicha são alguns dos nomes que se juntam à causa. 

“O meu nomoe é Aurora Pinho. Sou uma mulher trans. Moro em Lisboa e trabalho na área das artes performativas e da música. Depois de dois anos de tratamento hormonal, é urgente realizar a cirurgia de redesignação sexual (CRS), ou seja, o procedimento cirúrgico pelo qual as minhas características genitais de nascença são alteradas.”

Foi assim que Aurora Pinho se apresentou em Dezembro, numa festa de crowdfunding na discoteca Rive-Rouge para angariar fundos para a cirurgia de mudança de sexo.

Quase meio ano depois, e aproveitando o 25 de Abril, o apelo renova-se na festa “Aurora, Agora!”, no Anjos70. A cirurgia tem um custo de 9000 euros, dos quais já foram angariados 3000. Com pouco apoio do Estado, e “apenas um hospital público a fazer a cirurgia, o de Coimbra, e com tempo de espera indeterminado”, explica Aurora, o serviço privado é o único recurso.

O tempo vai-se esgotando e o desgaste é muito. “Há muita falta de informação”, continua Aurora pelo telefone, “é um processo demorado e temos de ser nós a mexer-nos. A informação que nos dão é dispersa, é cansativo e tudo demora muito tempo”, conta. “Não é fixe para o corpo nem mentalmente e temos de lidar com tudo também em termos monetários.”

Aurora tem agora 28 anos e é performer desde os 18. Começou a trabalhar como modelo aos 17, quando ainda não tinha começado o processo de transição. Também é produtora de música e considera-se uma activista.

Uma das suas performances, Aurora de Areia, “a mais pessoal”, diz, e que apresentou o ano passado na RuadasGaivotas6, acompanha todo o seu processo de transição com materiais pessoais como “música, fotografia, vídeo, pintura e texto”.

Na matiné de angariação de fundos da próxima quinta (valor base de contribuição: 5€), também haverá um leilão de obras de arte e vários artistas, amigos e desconhecidos, juntam-se à causa.

Além da própria Aurora, o evento conta com actuações de Bell, Fado Bicha, Filipe Sambado, Sexylia, The Legendary Tigerman, Pipa Marinho, Moullinex, Odete, Rezmorah e Yizhaq.

Quinta, 16.00-23.00, no Anjos70. Regueirão dos Anjos, 70. 5€

+ As melhores festas em Lisboa esta semana

Últimas notícias

    Publicidade