A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
 Golfinho-roaz
NASA Golfinho-roaz (Tursiops truncatus)

Zoo de Lisboa dedica programa do Dia da Mãe às super-heroínas do reino animal

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Para celebrar o Dia da Mãe, o Jardim Zoológico de Lisboa preparou um especial online dedicado às progenitoras mais incríveis do reino animal, como a golfinho-roaz responsável por dar à luz a mais recente cria do zoo.

O programa online e gratuito “Encontro com o Biólogo” tem tido tanto sucesso que o Jardim Zoológico de Lisboa está a promover o seu regresso já este domingo, 3 de Maio, com o tema “Super-heróis da Natureza – especial Dia da Mãe”, onde serão desvendadas as crias e progenitoras mais espectaculares do reino animal.

“As surpresas são grandes e nesta sessão poderá conhecer fêmeas que têm a capacidade de parar o desenvolvimento do feto quando, por exemplo, há falta de alimento na natureza, e outras que, na ausência de machos, se conseguem reproduzir assexuadamente, de forma a não colocar em causa a sobrevivência da espécie”, desvenda o Zoo de Lisboa, em comunicado.

Ainda este domingo e até ao final do mês de Maio, poderá ajudar a escolher o nome da mais recente cria do Zoo, um golfinho-roaz (Tursiops truncatus) macho, que nasceu a 28 de Janeiro, durante a madrugada, e “enfrentou logo nas primeiras horas de vida, desafios dignos de um super-herói”. Teve de mamar debaixo de água, enquanto nadava pela primeira vez.

“Tejo, Arade e Troia são os três nomes em votação e que representam as áreas de distribuição da espécie em Portugal. A crescente degradação do habitat devido à poluição, o consumo insustentável de pescado e o aprisionamento em redes de pesca são as principais ameaças à sobrevivência do golfinho-roaz”, lê-se ainda em nota informativa. “O desaparecimento dos roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte e para a biodiversidade à escala nacional. Esta é considerada uma população estuarina única.”

+ Programas educativas do Zoo de Lisboa passam a ser feitos online e na TV

Últimas notícias

    Publicidade