Sete momentos a não perder no Peixe em Lisboa

De showcookings com chefs internacionais a provas de pataniscas, o Peixe em Lisboa está recheado de momentos sumarentos

Fotografia: Ana LuziaHá prova de pataniscas no Peixe em Lisboa

Há chefs internacionais cheios de estrelas a aterrar em Lisboa para falar de peixes de outras paragens, debates e provas de iguarias famosas na cidade. A 11.ª edição do Peixe em Lisboa começa dia 5 de Abril, quinta-feira, e até dia 15 junta no Pavilhão Carlos Lopes tudo o que ao peixe diz respeito.

Para além dos 10 restaurantes que vão alimentar o alto do Parque Eduardo VII, escolhemos sete eventos para aproveitar o melhor deste festival.

Sete momentos a não perder no Peixe em Lisboa

6 de Abril, 15.00: Debate sobre chefs na TV

6 de Abril, 15.00: Debate sobre chefs na TV

Reúnem-se três chefs que põem a experiência a falar: Henrique Sá Pessoa, Kiko Martins e Ljubomir Stanisic têm imagens televisivas muito diferentes e falam sobre como o facto de se terem tornado caras televisivas influencia o trabalho no restaurante.

10 de Abril, 19.00: Ana Ros traz a Costa Adriática

10 de Abril, 19.00: Ana Ros traz a Costa Adriática

Arrasta turistas para a região fronteiriça de Staro Selo, na Eslovénia, para comerem no seu Hisa Franko, tem um episódio sobre ela na série Chef’s Table, da Netflix, e já foi eleita a melhor chef feminina pela britânica Restaurant. Conhece bem o peixe do Adriático, em especial as trutas, e é sobre ele que vai falar. Terça há também debate sobre a relação entre jornalistas, agências de comunicação e bloggers (15.00).

Publicidade
7 de Abril, 15.30: Showcooking de Vasco Coelho Santos

7 de Abril, 15.30: Showcooking de Vasco Coelho Santos

Em pouco mais de um ano, Vasco Coelho Santos abriu e pôs no alto um restaurante em que os melhores lugares são ao balcão, a ver tudo o que a pequena equipa de cozinha (que é toda a equipa deste sítio) faz. O Euskalduna no Porto fartou-se de ganhar distinções e prémios e agora só há reservas para daqui a uns tempos. A melhor forma de ver o chef cozinhar (e sobretudo em Lisboa) é neste showcooking.

15 de Abril, 15.00: Carapau do Adeus

15 de Abril, 15.00: Carapau do Adeus

O carapau é o peixe querido do evento e, no último dia, Bertílio Gomes, chef do Chapitô à Mesa, João Rodrigues, do Feitoria, e Pedro Almeida, do Midori, cozinham-no ao vivo. Leve o bloco de notas porque são receitas fáceis de replicar em casa.

Publicidade
 11 de Abril, 19.00: Andrew Wong traz influência oriental

11 de Abril, 19.00: Andrew Wong traz influência oriental

É a primeira vez que o Peixe em Lisboa recebe a cozinha chinesa. O mensageiro é o londrino Andrew Wong, que pegou no restaurante de família A Wong, onde tem uma estrela Michelin. Também com uma estrela, Iván Domínguez, do Alborada na Corunha, apresenta-se dia 13 de Abril (19.00). Com duas estrelas cada um, Ashley Palmer-Watts do londrino Dinner cozinha domingo (18.30), e Anthony Genovese, do romano Il Pagliaccio, segunda (19.00).

11 de Abril, 15.00: Prova dos Pastéis de Nata

11 de Abril, 15.00: Prova dos Pastéis de Nata

No ano passado o galardão de melhor pastel de nata foi para a Ericeira, para a pastelaria O Pãozinho das Marias. Este ano o concurso recomeça e na tarde de 11 de Abril pode assistir-se à avaliação segundo o aspecto, o toque da massa, o sabor e consistência da massa, o recheio e o sabor global de cada pastel finalista.

Publicidade
9 de Abril, 15.00: Prova das Pataniscas

9 de Abril, 15.00: Prova das Pataniscas

É a segunda edição deste concurso (a primeira foi vencida pela Casa do Bacalhau, na foto, no ano passado). Avaliam-se nesta tarde pataniscas feitas à maneira lisboeta – com forma arredondada e achatada. O júri é presidido por Maria de Lourdes Modesto e, além do sabor, distingue-se a ausência de gorduras e a consistência do interior.

Mais Peixe em Lisboa

Estes são os 12 finalistas da Prova do Pastel de Nata de Lisboa

Virgílio Nogueiro Gomes gosta de ir às pastelarias vencedoras da Prova do Melhor Pastel de Nata do Peixe em Lisboa no fim-de-semana que se segue à revelação do primeiro lugar. "Há dois anos esperei uma hora para tomar o pequeno-almoço e comer um pastel de nata na Fim de Século, em Benfica", conta o mentor e juri da prova num elétrico a caminho do Terreiro do Paço. 

Ler mais
Por Catarina Moura

Tanto peixe puxa carroça: dez pratos para comer no Peixe em Lisboa

Aqui, tudo o que vem à rede é peixe. Nesta 11.ª edição, o Peixe em Lisboa dá a provar do bacalhau mais tradicional à tigela da moda, pratos com estrela Michelin e sabores típicos moçambicanos. A partir de quinta-feira e até 15 de Abril, o Pavilhão Carlos Lopes transforma-se num aquário para isto tudo.

Ler mais
Por Catarina Moura
Publicidade

Comentários

0 comments