Tudo o que pode fazer em Santa Maria

Descubra tudo o que pode fazer em Santa Maria — se é daqueles que nas férias só quer estar de papo para o ar, esta é a ilha certa para si

©AZORESPHOTOS.VISITAZORES

É a menos açoriana das nove ilhas – uma espécie de Algarve rodeado de mar. Foi a primeira a ser colonizada mas é das últimas a ser descobertas pelos forasteiros. Eis o que andam a perder.

O melhor de Santa Maria

Nade ao lado de animais gigantes

Nade ao lado de animais gigantes

É verdade que sempre que mergulhamos no mar estamos a nadar com os tubarões – podem não estar ao nosso lado, mas estão no mesmo Oceano. Uma boa maneira de encurtar a distância entre nós e essas criaturas é fazer mergulho na ilha de Santa Maria, onde, nos meses mais quentes, se passeia o inofensivo tubarão baleia.

As águas cristalinas fazem da ilha um destino obrigatório para humanos de tendências anfíbias, mas é graças à Reserva Natural de Formigas, ao Recife de Dollabarat ou à Baixa do Ambrósio que a ilha se tornou um santuário de vida marinha (no total há 55 spots de mergulho ao largo de Santa Maria).

Para ver de perto bichos como jamantas, atuns, tartarugas ou cardumes de chicharros tem de agendar uma saída com uma das empresas de diversão subaquática de Vila do Porto: Mantamaria (29 688 2907), Paralelo 37 (29 688 3455) ou Dollabarat Sub (91 649 7176). Os melhores meses são de Junho a Novembro. Os mergulhos são feitos em grupos até cinco pessoas, sempre acompanhados de um monitor. Os preços variam entre os 35€ e os 200€ e há também cursos de mergulho para pessoas inexperientes.

Vá até Marte

Vá até Marte

Chamam-lhe o “deserto vermelho” mas também responde pelo patusco nome de Barreiro da Faneca. São mais de 1500 hectares de uma paisagem marciana invulgar no meio de tanto azul e verde. Está na Costa Norte da ilha. 

Publicidade
Mergulhe numa praia de areia branca

Mergulhe numa praia de areia branca

Primeiro, um facto importante: Santa Maria é a ilha mais quente do arquipélago e aquela com o Verão mais longo. Agora sim, os factos de banho: a Praia Formosa, inserida numa reserva natural, é uma das raras praias de areia branca dos Açores e tem a água mais quente das ilhas. Em Agosto a temperatura do mar pode chegar aos 25º, tudo sem a ajuda de vulcões – Santa Maria não tem qualquer tipo de vulcanismo activo.

Fotografe uma das maiores cascatas do país

Chama-se Cascata do Aveiro e cai de uma altura superior a 100 metros: impossível olhar para aquele espectáculo e não pensar em toda a água que se desperdiça quando não fechamos a torneira ao lavar os dentes. Fica na Maia, na Costa Oriental e é acessível por um trilho a pé que nos dá também uma boa vista para os currais de vinha da ilha.

Publicidade

Mais para descobrir nos Açores

Os melhores hotéis nos Açores

São nove as ilhas e 21 as nossas sugestões. Dormir num destes hotéis é por si só uma experiência a não perder nos Açores. Já escolheu onde vai ficar depois daquele passeio e daquele mergulho?

Ler mais
Por Luís Leal Miranda

Os melhores restaurantes nos Açores

Deixe-se levar pela vistas e pelos trilhos mas quando lhe der a fome, não se deixe enganar. Não o deixamos arranjar lugar em qualquer buraco - vá por nós e encha a barriga com os melhores sabores dos Açores. 

Ler mais
Por Luís Leal Miranda
Publicidade

10 ideias para se pôr de molho em São Miguel

Nem só de Lagoas se faz São Miguel. Ponha as pernas de molho, gele os ossos num mergulho no Atlântico, salte para uma piscina de rochas ou nade em águas de terra - nesta ilha há opções para todos (e são todas tão boas). Pegue no fato de banho e vá até uma destas 10 maravilhas de água em São Miguel. 

Ler mais
Por Luís Leal Miranda

Comentários

0 comments