Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Seis ideias para comemorar o Dia Mundial da Poesia

Seis ideias para comemorar o Dia Mundial da Poesia

Gosta que lhe leiam um poema ao ouvido? Aqui tem seis ideias para comemorar o Dia Mundial da Poesia

Verso livre da poeta Rupi Kaur
DR Verso livre da poeta Rupi Kaur
Por Maria Monteiro |
Publicidade

É uma das mais antigas formas de expressão literária — o poema épico mais antigo, Epopeia de Gilgamesh, data de 3000 A.C. —, mas vai-se reinventando continuamente. Seja em rima ou em verso livre, há poesia para todos os gostos. Num país de poetas como é o nosso, onde nasceram nomes icónicos, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca ou Natália Correia, o Dia Mundial da Poesia é o pretexto ideal para celebrar este género literário com tudo a que tem direito. Reunimos o programa completo das festas para si. 

Recomendado: As melhores livrarias no Porto

Seis ideias para comemorar o Dia Mundial da Poesia

1
A Flanêur é uma livraria especializada
©DR
Compras, Livrarias

Descontos, poemas pedidos e jogos tradicionais na Flâneur

icon-location-pin Pinheiro Manso

A poesia é um dos grandes chamarizes desta livraria que, além da venda de livros, se destaca por uma agenda preenchida onde não faltam lançamentos de novos títulos ou debates com a presença de vários autores. Na Flâneur a festa é rija e vai durar o dia todo. Das 10.00 às 19.00, há uma feira do livro de poesia com descontos até 50%. Na compra de um livro de poesia, a livraria oferece-lhe outro. Pode, ainda, dedicar um poema a alguém - basta enviar por mensagem no Facebook ou por e-mail o poema que quer que seja lido e gravado em vídeo ou áudio pelos livreiros Cátia Monteiro e Arnaldo Vila Pouca, assim como o nome da pessoa a quem o quer dedicar. E, dependendo da adesão do público - dado que é dia da semana -, haverá jogos tradicionais, como o “Quem é quem da poesia”, o “jogo da malha da poesia” ou a dança a pares com um livro na testa.

2
Livraria Poetria
©DR
Compras, Livrarias

Na Poetria há livros com descontos e uma performance

icon-location-pin Baixa

É a livraria especializada em poesia por excelência, embora tenha também o teatro no nome e nas prateleiras. Um dia, Valter Hugo Mãe chamou “livraria gourmet” ao projecto que Dina Ferreira da Silva começou em 2003. Foi sobrevivendo às adversidades e, no ano passado, passou para as mãos de dois clientes que são agora livreiros. Nuno Queirós Pereira e Francisco Garcia Reis vestem a resistência e a paixão de sempre e, para celebrar o Dia Mundial da Poesia, seleccionaram 30 livros de autores como Daniel Jonas, Luís Quintais e Golgona Arghel, que vão estar com 50% de desconto. Entre as 12.30 e as 14.30, está também prevista uma performance nas Galerias Lumière que conta com a presença do actor Rui Osório e do violinista André Oliveira.

Publicidade
3
Tâmaras - Pastelaria Saudável
© Marco Duarte
Restaurantes

Um menu especial para saborear nas Galerias Lumière

icon-location-pin Baixa

Inserida neste centro comercial da baixa portuense, a Poetria estende a sua programação ao átrio das Galerias Lumière, onde o público é convidado a provar três especialidades de três restaurantes ali residentes. Por 7,50€ pode deliciar-se com os croissants da Tête à Croissant, os brownies da pastelaria vegana e saudável Tâmaras e as bebidas da tapiocaria Thapi. Com esta oferta, pode aconchegar o estômago enquanto conforta a alma com a poesia e música que vão ter lugar naquele espaço.

4
Coisas para fazer

Conferência “Poesia e Interculturalidade” no Espaço T

icon-location-pin Porto

Numa parceria entre a Poetria e o Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, acontece às 18.00 uma palestra gratuita em que participarão convidados das áreas de linguística, tradução, ensino, e artes plásticas. A sessão conta, ainda, com a leitura, canto e declamação de poetas de países como Brasil, Moçambique, Moldávia, Síria ou Japão. A conferência tem o apoio do CCI - Conselho Consultivo para a Interculturalidade, órgão do espaço T que promove a interculturalidade através de eventos que usam a arte como linguagem universal.

Publicidade
5
escadaria da livraria lello
© Edgar Jiménez
Compras, Livrarias

Manifestação poética na Livraria Lello

icon-location-pin Galerias

É considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo e, como tal, não poderia deixar de homenagear uma das mais belas formas de arte. “Fight Poetry with Poetry” é o título da manifestação poética agendada para as 16.45 em frente à Lello. Esta será “uma intervenção cultural pela poesia enquanto atitude artística de protesto e força impulsionadora de mudança”, pode ler-se no Facebook da livraria. A APPICAPS também vai participar na iniciativa e leva consigo “manequins, beleza, colorido e poemas”. O percurso começa na Rua das Carmelitas e termina em frente à Lello, onde serão depositados os cartazes usados.

6
Coisas para fazer

Jantar poético no ArtSeven

icon-location-pin Porto

Neste espaço de dinamização cultural da Boavista, a poesia tem lugar à mesa. Os participantes do jantar vão poder ouvir poesia declamada por alguns poetas convidados, assistir a momentos musicais com poesia - Joaquim Silva, dos D’Alma, vai musicar Florbela Espanca -, e até poder inscrever-se para dizer os seus próprios poemas ou os seus poemas favoritos. Basta inscrever-se quando fizer a reserva para jantar e, se se esquecer, nada tema - também pode comunicar a inscrição à chegada. O jantar custa 12€ e está limitado a 30 vagas.

Mais espaços no Porto para conhecer

bonaparte downtown
© DR
Bares

Os melhores bares no Porto

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação. Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Publicidade
Camisaria Porto
©Marco Duarte
Compras

10 lojas históricas no Porto

Num Porto cada vez mais virado para o turismo, em que vários estabelecimentos antigos fecham para dar lugar a hostels, apartamentos turísticos ou negócios turista-friendly, é preciso não esquecer quem cá esteve sempre a fazer a diferença, ao longo dos anos. Estas são as 10 lojas históricas no Porto que tem mesmo de conhecer. Por dentro e por fora. 

Publicidade