A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Sporting Cube da Cruz, Campo do Outeiro
©CMP Filipa BritoSporting Cube da Cruz, Campo do Outeiro

Vêm aí novidades para dois clubes históricos do Porto

Um campo em remodelação e outro a caminho: o Sporting Clube da Cruz e o Sport Comércio e Salgueiros têm novidades na agenda imobiliária.

Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O Sporting Clube da Cruz e o Sport Comércio e Salgueiros são dois clubes com origem na freguesia de Paranhos, na zona oriental da cidade. Não têm a força do Futebol Clube do Porto ou do Boavista Futebol Clube, mas os seus longos anos de vida valeram-lhes o carinho e o apoio dos sócios e adeptos e também do município, que tem planos para as duas agremiações desportivas: enquanto que o Campo do Outeiro, a casa do Cruz, está a transformar-se num complexo desportivo moderno, o Salgueiros, agora a jogar na vizinha freguesia de Campanhã, já viu mais longe o sonho de regressar a casa.

Adeus terra batida
©CMP

Adeus terra batida

O Sporting Clube da Cruz foi fundado a 19 de Maio de 1919 por um grupo de amigos que acalentava o desejo de criar um clube de bairro, com uma vertente social. A primeira modalidade, e até hoje a mais importante para o clube, foi o futebol, e as instalações do clube acabaram por ser construídas em 1927, após uns anos a jogar por outros campos da cidade. Essa mesma estrutura chegou ao século XX a funcionar em terrenos arrendados e ainda com um campo em terra batida que finalmente ficou para a história. Em 2018, a Câmara Municipal do Porto (CMP) adquiriu a parcela de terreno onde se encontra o Cruz, e outros terrenos adjacentes, para ali construir o Campo Municipal do Outeiro. O investimento total é de 3,1 milhões de euros e prevê a construção de novas instalações desportivas que vão ter um novo campo de jogos, bancada com 510 lugares e um edifício com bilheteira, balneários, secretaria, cafetaria e todos os serviços dedicados à administração e manutenção do complexo. Apesar de o futuro campo de jogos passar a ser municipal e aberto a outros clubes da cidade, os cruzistas continuarão a chamar casa a este campo, no futuro com piso de relva sintética, onde continuarão a jogar. Uma obra que arrancou em Maio e que deverá estar concluída em Outubro do próximo ano.

Actualmente, a equipa sénior do Sporting Clube da Cruz joga na 2.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto e continua a aposta nos escalões de formação desde os Benjamins, passando pelos Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, que brevemente vão poder mergulhar na relva com maior segurança.

Salgueiral vai a jogo
©CMP

Salgueiral vai a jogo

Os últimos 15 anos não têm sido fáceis para o Sport Comércio e Salgueiros, um clube que na sua história tem 24 participações no escalão máximo do futebol nacional, a última na temporada 2001/2002.

Fundado em 1911, o “salgueiral”, como lhe chamam os adeptos, é um dos grandes símbolos desportivos da cidade, em particular para as gentes de Paranhos, mas em 2005 entrou numa espiral recessiva. Não só foi à falência, como ficou sem o seu mítico Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, demolido para a construção de uma estação de metro, sobrando hoje umas ruínas de bancadas. E um espaço em branco onde, até hoje, nada mais foi construído pelo proprietário, o Metro do Porto. Mas três anos depois de bater no fundo, o Salgueiros ressurgiu com o nome provisório Salgueiros 08 (até 2015, ano em que recuperou o nome e emblema), embora tivesse de começar do zero, na segunda divisão distrital. Nessa altura, foi também inaugurada a nova Casa do Salgueiros, cedida pela CMP, só que até hoje o clube nunca mais meteu o pé numa relva que fosse sua. Mas mesmo na liga dos últimos, também nunca perdeu a alma salgueirista e foram milhares os adeptos que continuaram a acompanhar a equipa, em estádios adversários e em estádios emprestados. Como o Complexo Desportivo de Campanhã, onde joga desde 2018, um espaço cedido pela CMP na condição de o clube investir na remodelação das instalações, que continuaram abertas à comunidade.

Agora há uma nova luz ao fundo do túnel. A CMP realizou um estudo prévio para a construção de um parque urbano num quarteirão próximo do Jardim da Arca d’Água, onde será erguido um campo municipal com dimensões oficiais, a futura casa permanente do Salgueiros, que actualmente joga na Série C do Campeonato de Portugal. Mais concretamente na chamada Charca de Salgueiros, uma área que já esteve destinada ao clube, num projecto que acabou por ficar em águas de bacalhau. A novidade surge no novo Plano Director Municipal, apresentado em Maio, que prevê a construção de um corredor verde entre a Praça Nove de Abril e a rotunda de Orlando Ribeiro, renaturalizando a ribeira de Arca de Água, e também a construção de um equipamento desportivo, um estádio que terá uma lotação de 5000 pessoas, ainda assim menos de metade do desaparecido Estádio José Vidal Pinheiro.

Mais desporto no Porto:

  • Desporto
  • Corrida

Fazer exercício ao ar livre é a melhor forma de relaxar e sair de casa, em segurança, durante umas horas. Por isso, calce as sapatilhas e vá conhecer os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e muitas delas com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. Caso goste mais de fazer exercício em duas rodas, também pode ir pedalar para um dos melhores sítios para andar de bicicleta no Porto. 

Recomendado: Os 15 melhores restaurantes saudáveis no Porto

  • Desporto
  • Ciclismo

Apesar de o Porto não ser conhecido como uma cidade ciclável (fama que ganhou graças às suas ruas íngremes), todos os dias alguns corajosos aventuram-se a dar um passeio de bicicleta. Serviu-lhe a carapuça? Então, vá percorrer a Invicta de bicicleta nestas pistas e ciclovias. Algumas são à beira-mar, outras atravessam os parques e jardins mais bonitos do Porto e outras até passam pelo meio da cidade. Quando acabar de se exercitar, vá repor energias a um restaurante saudável ou descanse num dos melhores cafés do Porto

Recomendado: Os melhores sítios para correr no Porto

Publicidade
  • Coisas para fazer

Está a precisar de apanhar ar e tirar o pó ao skate que tem lá em casa? Então pegue na máscara e vá até um destes sítios. No centro da cidade ou nos arredores, há espaços próprios para quem gosta de andar em cima de quatro rodas. Mas nesta lista também encontra locais improvisados que, ao longo dos anos, foram tornando-se pontos de referência para os skaters portuenses. Andar de skate não é o único desporto que pode fazer ao ar livre na cidade – também pode calçar as sapatilhas e ir correr ou até andar de bicicleta

Recomendado: Marcas portuguesas de roupa desportiva

  • Coisas para fazer

Não lhe apetece ficar em casa sozinho a roer as unhas em frente ao televisor durante o próximo jogo de futebol? No Porto, há muito por onde escolher, entre copos e petiscos, numa esplanada, num restaurante ou num sports bar. Devido às lotações reduzidas, impostas pela pandemia, é aconselhável reservar sempre com antecedência. Vista a camisola, coloque o cachecol ao pescoço e corra a reservar o seu lugar num destes bares e restaurantes, que estão equipados com várias televisões e preparados para que possa ver os jogos de futebol em segurança. 

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade