A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
'The Nevers' é a nova aposta sobrenatural da HBO
© Keith Bernstein/HBO'The Nevers' é a nova aposta sobrenatural da HBO

Cinco séries a não perder em Abril

Agora que todos passamos mais tempo em casa, não há desculpa para não acompanhar a nova produção televisiva que se avizinha.

Sebastião Almeida
Escrito por
Sebastião Almeida
Publicidade

Abril, águas mil. Quer desculpa melhor para continuar em casa e manter o afastamento social? O mês será longo, mas há novas séries que nos irão manter entretidos por muito tempo no sofá. É o caso das nove temporadas de Seinfeld, que ficarão disponíveis no NOS Play, o serviço de streaming da operadora; ou de The Nevers, aposta sobrenatural da HBO que fica disponível lá para meio do mês. Para ver, há ainda Mare of Easttown (com Kate Winslet) ou Welcome to Utmark, produção norueguesa que chega à plataforma de streaming a 18 de Abril. Já a Netflix estreia The Serpent, uma adaptação da história real do assassino em série Charles Sobhraj, protagonizada por Tahar Rahim (O Mauritano). Se se sentir indeciso com tanta oferta, não se preocupe. Escolhemos as cinco séries que merecem a sua atenção este mês.

Relacionado: 25 filmes portugueses obrigatórios

Cinco séries para ver em Abril:

1. Fallout

Depois de The Last of Us (HBO Max) ou Twisted Metal (Prime Video) chegarem aos catálogos do streaming, é a vez de outra não menos popular saga de videojogos merecer uma adaptação para o pequeno ecrã – igualmente ambientada num cenário pós-apocalíptico. No universo Fallout, um conflito termonuclear entre os EUA e a China deu cabo de tudo. A única esperança de sobrevivência residia numa série de caixas-fortes construídas no subsolo, onde algumas franjas da população conseguiram encontrar um espaço seguro. Mas nem todos tiveram a mesma sorte. Fallout arranca cerca de 200 anos depois do apocalipse, altura em que os dois mundos – o subterrâneo e o que ainda vive à superfície – se confrontam.

Netflix. Estreia a 11 de Abril

2. Ripley

Matt Damon, Alain Delon, Dennis Hopper, Barry Pepper, John Malkovich. Todos estes actores interpretaram Tom Ripley, o charmoso vigarista dos romances policiais da escritora norte-americana Patricia Highsmith. A mais recente adaptação é uma minissérie com Andrew Scott (All Of Us Strangers) no papel principal e um mundo a preto e branco ambientado nos anos 60 do século passado. Em Nova Iorque, Tom Ripley é contratado por um homem rico, que lhe propõe viajar até Itália para persuadir o seu filho, Dickie, a regressar a casa.

Netflix. Estreia a 4 de Abril

Publicidade

3. Franklin

Inventor, empresário, líder político e o rosto das notas de 100 dólares, Benjamin Franklin é considerado um dos pais fundadores dos Estados Unidos da América. Em 1776, com 70 anos de idade, foi enviado numa missão secreta a França para tentar obter o apoio dos franceses na luta pela independência das 13 colónias norte-americanas contra o Império Britânico. Com Michael Douglas no papel de Franklin – um regresso do actor ao formato série como protagonista –, esta produção foca-se em contar essa empreitada.

AppleTV+. Estreia a 12 de Abril

4. The Sympathizer

Park Chan-wook (Oldboy) e Don McKellar (Ensaio Sobre a Cegueira) são os criadores desta adaptação do livro homónimo de Viet Thanh Nguyen, vencedor de um Pulitzer em 2016. Passada durante os últimos tempos da Guerra do Vietname, é um thriller de espionagem e uma sátira multicultural sobre as adversidades de um espião comunista conhecido como Capitão (Hoa Xuande) – parte vietnamita, parte francês – infiltrado numa comunidade de refugiados sul-vietnamitas na Califórnia. No elenco, destaque para a participação de Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) no papel de múltiplos personagens.

HBO Max. Estreia a 15 de Abril

Publicidade

5. Nolly

Com mais de um ano de atraso, chega finalmente aos ecrãs portugueses a série que recorda a actriz Noele Gordon, um ícone da televisão britânica pelo seu trabalho na telenovela Crossroads, da qual foi a protagonista ao longo de quase duas décadas. Até ser abruptamente despedida pela produção. Nomeada para três BAFTA, Nolly é uma minissérie criada por Russell T Davies (Years and Years) e protagonizada por Helena Bonham Carter (The Crown).

TVCine Edition. Estreia a 22 de Abril

6. Out of Touch

Ava (Sara Shirpey) é uma bem-sucedida terapeuta de casais, mas guarda um talento secreto: consegue prever o futuro da vida amorosa dos seus pacientes ao tocar-lhes com a mão no peito. Um dom que, ao mesmo tempo, a transformou numa pessoa cínica sem esperança no amor. A boa notícia é que esta comédia sueca é também romântica. Quando Ava conhece um rapaz chamado John (Hannes Fohlin), tem por acidente uma visão do casamento de ambos. Esta minissérie de seis episódios passou em 2023 pela competição do festival Cannesseries, onde teve a sua estreia internacional.

Filmin. Estreia a 23 de Abril

Publicidade

7. Apples Never Fall

Dois professores de ténis reformados, Stan e Joy Delaney, vendem o negócio e preparam-se para um novo capítulo nas suas vida, no qual planeiam passar mais tempo com os filhos adultos. Mas entre uma estranha mulher que lhes bate à porta e o desaparecimento repentino de Joy, os segredos de uma suposta família perfeita começam a vir à tona. Apples Never Fall adapta o livro homónimo de Liane Moriarty e conta com os veteranos Sam Neill (Parque Jurássico) e Annette Bening (Nyad) no elenco.

SkyShowtime. Estreia a 23 de Abril

8. A Gentleman in Moscow

Após a Revolução Russa de 1917, que derrubou a monarquia dos czares e levou Lenine ao poder, o conde Alexander Rostov é condenado à prisão perpétua no luxuoso Hotel Metropol. Confinado, tenta reconstruir a sua vida dentro das paredes do hotel, sob pena de ser executado se tentar sair. Esta minissérie, que conta com Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) no papel principal, adapta o livro homónimo do norte-americano Amor Towles, publicado em 2016, e cuja acção se desenrola ao longo de tumultuosas décadas da antiga URSS. Destaque também para a participação de actriz Mary Elizabeth Winstead (Scott Pilgrim Dá o Salto).

SkyShowtime. Estreia a 18 de Abril

Publicidade

9. THEM: The Scare

Após uma primeira temporada focada numa família negra que se muda para um bairro branco de Los Angeles nos anos 50, a série antológica de terror negro (com histórias e personagens afro-americanos) regressa para uma segunda temporada. Desta vez, a acção decorre na mesma cidade, mas em 1991, e acompanha uma detective de homicídios encarregue de resolver um novo caso: o assassinato de uma mãe adoptiva. A actriz Deborah Ayorinde, protagonista na primeira temporada, muda para o papel da detective, num elenco que conta com a inesquecível Pam Grier.

Prime Video. Estreia a 25 de Abril (T2)

10. Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi

São 15 os álbuns de estúdio lançados pelos Bon Jovi (o 16.º chama-se Forever e sai do forno em Junho), uma das bandas de rock norte-americanas nascidas nos anos 1980 e que sobreviveu ao passar dos tempos e das modas. A série documental Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi presta-lhes homenagem ao longo de quatro episódios, acompanhando a banda em tempo real no ano de 2022, ao mesmo tempo que recorda os altos e baixos de um percurso de 40 anos.

Disney+. Estreia a 26 de Abril

Mais séries para ver:

  • Filmes

As listas, como quase tudo nesta vida, são relativas. Mas depois de enchermos uma espécie de conselho de administração com loucos de séries televisivas e outros consultores da redacção da Time Out, chegámos a estas 25. Portanto, se vai começar a disparar insultos e a pedir justificações para as suas séries de comédia preferidas não estarem aqui avisamos já que não vai ter sucesso. Podiam ser outras, mas são estas. E pedimos desculpa às que ficaram de fora. Mais um alerta à tripulação: estas séries de comédia estão ordenadas apenas por ordem alfabética, que não queremos alimentar ainda mais a polémica. Ria-se connosco.  Recomendado: Séries a não perder este mês

  • Filmes

Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno, fez muitos de nós trocar as noitadas na rua pelas noites no sofá e na cama, e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa (e mesmo se o quiser fazer, é só levá-la no telefone). Junte-se à febre do streaming e conheça as melhores séries para ver na Netflix. Recomendado: As 25 melhores séries de comédia

Publicidade
  • Filmes

Ter menos coisas é sinónimo de mais tempo e liberdade para fazer o que lhe dá prazer. Mas ser minimalista não significa abdicar de todas as suas posses materiais nem deixar de consumir. Significa, sim, livrar-se do que não é essencial e aprender a consumir melhor. Para o ajudar a pôr a vida em ordem, reunimos duas séries e dois documentários sobre o poder do menos. Desde Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists, até à guru da organização Marie Kondo, estes são os professores e as lições de que precisa para aprender mais sobre minimalismo, organização, casas pequenas e desperdício zero.

Recomendado: Três documentários sobre sustentabilidade para ver em casa

 

  • Filmes

É verdade que os serviços de entrega de comida continuam a levar o melhor dos restaurantes às nossas casas, mas não é a mesma coisa. Ainda bem que existem séries e documentários que ajudam a matar saudades das histórias dos chefs, das paredes dos restaurantes, e muito mais. Há de tudo nesta ementa: desde clássicos modernos, como Anthony Bourdain: No Reservations e Jiro Dreams of Sushi, a fenómenos mais recentes, como Ugly Delicious. E sim, bem sabemos que o efeito destas incursões audiovisuais não é propriamente o que queremos, tendo em conta que há pouco mais a fazer do que fazer rusgas ao frigorífico. Esta lista é para comer tudo com os olhos e nada com a boca. O que já não é pouco.

Recomendado: 80 restaurantes no Porto com entregas take-away

Publicidade
  • Filmes

Há cada vez mais e melhores séries de super-heróis na televisão. Dos personagens da DC no chamado Arrowverse do canal CW – Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl – à comitiva da Marvel na Netflix – Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro –, passando pelos inúmeros vigilantes (e não só) que se desdobram por outros canais e plataformas, sem se inserirem num complexo universo partilhado, com Watchmen da HBO à cabeça.

Mas não é de agora que há super-heróis na televisão: há uma ou outra velha série que merece ser revista. A começar pelos desenhos animados de Batman dos anos 90.

Recomendado: 12 grandes filmes de piratas

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade