A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Séries para ver em Maio
DR

‘Obi-Wan Kenobi’, ‘Stranger Things’ e mais 11 séries para ver em Maio

Esmiuçámos as grelhas para perceber que ficção nos vai chegar nos próximos dias. Eis oito séries para ver em Maio.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Universos, galáxias, mundos invertidos. O mês de Maio, no streaming e na televisão por cabo, é rico em realidades alternativas, seja ficção científica ou fantasia. Mas não só. O tempo dobra-se sobre si próprio e às tantas vamos estar ora em trajes pouco práticos do século XIX à procura de figuras mitológicas (The Essex Serpent), ora em descargas de nostalgia (sobretudo graças ao muito aguardado regresso de Stranger Things). Este leque de séries para ver em Maio dá ainda resposta a quem prefere uma dieta televisiva mais dada à verossimilhança: seja com o inevitável true crime (The Staircase), seja com espiões no Médio Oriente (Teerão). Há mais, incluindo a primeira série do cineasta espanhol Alejandro Amenábar (La Fortuna). Vejamos uma a uma.

Recomendado: Onze minisséries da Netflix que vale a pena ver

13 séries para ver em Maio

Big Boys

O comediante britânico Jack Rooke não é muito famoso por estas paragens, mas a sua vida inspirou uma série. É ele o criador de Big Boys, série nomeada para os BAFTA de Melhor Série de Comédia e Melhor Actor (Jon Pointing), que chega a Portugal através da Filmin. Big Boys fala-nos do tímido Jack (Dylan Llewellyn), que passou o último ano fechado em casa com a mãe, até que chega o dia da emancipação e vai para a faculdade. Aí conhece o colega de quarto Danny (Pointing), um estudante mais velho de quem se torna um improvável amigo.

Filmin. Estreia a 1 de Maio (T1)

Hacks

Duas temporadas e seis Emmys depois, Hacks está de volta. A série explora uma estranha forma de mentoria entre uma lendária comediante de Las Vegas, de seu nome Deborah Vance (Jean Smart), e Ava (Hannah Einbinder), uma marginalizada e convencida jovem de 25 anos. Nesta terceira temporada, passou um ano após a separação das protagonistas e encontramos Deborah a aproveitar o sucesso do seu especial de standup, enquanto que Ava anda em busca de novas oportunidades na cidade de Los Angeles.

Max. Estreia a 2 de Maio (T3)

Publicidade

Star Wars: Lendas do Império

Dois anos após o lançamento de Star Wars: Lendas do Jedi (2022), estreia a segunda leva de histórias animadas, uma nova antologia sobre personagens do universo criado por George Lucas. Dave Feloni volta a liderar uma produção Star Wars, agora sobre duas personagens já conhecidas e que ganham especial destaque nesta produção, cada uma representando um dos lados da Força, durante a era do Império Galático: a bruxa Morgan Elsbeth (Mandalorian, Ashoka) e a jedi Barriss Offee (Star Wars: Ataque dos Clones, Clone Wars).

Disney+. Estreia a 4 de Maio

Matéria Negra

A prosa do autor norte-americano Blake Crouch volta a merecer adaptação televisiva, após as séries Wayward Pines e Good Behavior. Crouch junta-se à equipa de argumentistas que adapta Matéria Negra, romance de ficção científica, onde um cientista é raptado para uma versão alternativa da sua vida, mergulhando num labirinto de realidades diferentes que lhe dificulta o regresso a casa e à sua verdadeira família. O elenco conta com Joel Edgerton (The Underground Railroad), Jennifer Connelly (Top Gun: Maverick), Jimmi Simpson (Westworld) e Alice Braga (Um Homicídio no Fim do Mundo).

Apple TV+. Estreia a 8 de Maio (T1)

Publicidade

Bridgerton

A adaptação dos livros homónimos da romancista Julia Quinn chegou à Netflix em 2020, precisamente duas décadas após o primeiro livro chegar às prateleiras. Uma história ambientada na Inglaterra do início do século XIX, que segue a família Bridgerton, da alta sociedade londrina de então, que se transformou numa das séries mais populares da Netflix. À semelhança da quarta temporada de The Crown, a estreia da terceira temporada Bridgerton irá acontecer dividida em duas partes, entre Maio e Junho.

Netflix. Estreia a 16 de Maio (T3) e 13 de Junho (T3)

The Family Stallone

Sylvester Stallone é um peso pesado de Hollywood. Com uma carreira que balança entre drama, acção e comédia, há muito que provou ser um talentoso actor (e também argumentista), tendo-se estreado no formato série como protagonista de Tulsa King, disponível na SkyShowtime. No mesmo streaming estreou o ano passado a série documental The Family Stallone, que dá a conhecer a sua dinâmica familiar na companhia da esposa Jennifer Flavin Stallone e das filhas Sophia, Sistine e Scarlet. Uma história real que regressa agora para uma segunda temporada.

SkyShowtime. Estreia a 16 de Maio (T2)

Publicidade

The Big Cigar

Ambientada na década de 1970, esta minissérie adapta mais um artigo do jornalista Joshuah Bearman, cujo trabalho ajudou a compor o argumento do premiado filme Argo (2012). The Big Cigar recorda Huey Newton, fundador da organização política Panteras Negras, e a sua fuga para Cuba, auxiliada por Bert Schneider, famoso produtor de filmes, com destaque para Easy Rider (1969). Um plano de escape ao FBI que envolveu uma produção cinematográfica falsa que não correu especialmente bem. O elenco conta com André Holland (Moonlight), Marc Menchaca (Ozark) e Alessandro Nivola (Estrangulador de Boston) nos papéis principais.

AppleTV+. Estreia a 17 de Maio

Monsieur Spade

O detective privado Sam Space, uma criação do escritor Dashiell Hammett’s na década de 1930, ficou famoso no filme Relíquia Macabra (1941), onde Humphrey Bogart ficou incumbido de dar corpo à personagem. Agora a responsabilidade está no talento de Clive Owen (Closer) que interpreta o mesmo detective na minissérie Monsieur Spade, uma produção da norte-americana AMC e do francês Canal+, que ao leme tem os criadores das séries Gambito de Dama (Scott Frank) e Oz (Tom Fontana).

TVCine Edition. Estreia a 22 de Maio

Publicidade

Mayfair Witches

A AMC tem um novo universo no catálogo, inspirado nos livros de Anne Rice: o Universo Imortal. A primeira pedra lançada foi a série Interview With The Vampire, que estreou a 22 de Abril em Portugal, a partir de um dos romances da saga The Vampire Chronicles, e agora chega Mayfair Witches. A série adapta a trilogia literária Lives of the Mayfair Witches, sobre uma neurocirurgiã que descobre ser descendente de bruxas e tem de enfrentar uma sinistra presença que assombra a família há várias gerações.

AMC. Estreia a 27 de Maio (T1)

Eric

Numa Nova Iorque dos anos 1980, Vincent procura desesperadamente pelo filho de nove anos, que desaparece no caminho para a escola. Mas este pai é o criador de um popular programa de televisão infantil e socorre-se de um desenho do filho, um monstro azul chamado Eric, e convence-se que se puser Eric na televisão, o filho regressa a casa. Benedict Cumberbatch (A Incrível História de Henry Sugar) e Gaby Hoffmann (Transparente) são os protagonistas desta minissérie criada por Abi Morgan, vencedora de um Emmy por outra minissérie, chamada O Canto do Pássaro (2012).

Netflix. Estreia a 30 de Maio

Mais séries para ver:

  • Filmes

As listas, como quase tudo nesta vida, são relativas. Mas depois de enchermos uma espécie de conselho de administração com loucos de séries televisivas e outros consultores da redacção da Time Out, chegámos a estas 25. Portanto, se vai começar a disparar insultos e a pedir justificações para as suas séries de comédia preferidas não estarem aqui avisamos já que não vai ter sucesso. Podiam ser outras, mas são estas. E pedimos desculpa às que ficaram de fora. Mais um alerta à tripulação: estas séries de comédia estão ordenadas apenas por ordem alfabética, que não queremos alimentar ainda mais a polémica. Ria-se connosco.  Recomendado: Séries a não perder este mês

  • Filmes

Começou timidamente em Portugal, com uma mão cheia de bons conteúdos e algumas apostas menos conseguidas. Com o passar dos anos, ganhou terreno, fez muitos de nós trocar as noitadas na rua pelas noites no sofá e na cama, e é difícil imaginar a vida sem saber que a temos ali. Filmes, séries, documentários, docusséries, há muito material para ver e fazer verdadeiras maratonas visuais sem sair de casa (e mesmo se o quiser fazer, é só levá-la no telefone). Junte-se à febre do streaming e conheça as melhores séries para ver na Netflix. Recomendado: As 25 melhores séries de comédia

Publicidade
  • Filmes

Ter menos coisas é sinónimo de mais tempo e liberdade para fazer o que lhe dá prazer. Mas ser minimalista não significa abdicar de todas as suas posses materiais nem deixar de consumir. Significa, sim, livrar-se do que não é essencial e aprender a consumir melhor. Para o ajudar a pôr a vida em ordem, reunimos duas séries e dois documentários sobre o poder do menos. Desde Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists, até à guru da organização Marie Kondo, estes são os professores e as lições de que precisa para aprender mais sobre minimalismo, organização, casas pequenas e desperdício zero.

Recomendado: Três documentários sobre sustentabilidade para ver em casa

 

  • Filmes

É verdade que os serviços de entrega de comida continuam a levar o melhor dos restaurantes às nossas casas, mas não é a mesma coisa. Ainda bem que existem séries e documentários que ajudam a matar saudades das histórias dos chefs, das paredes dos restaurantes, e muito mais. Há de tudo nesta ementa: desde clássicos modernos, como Anthony Bourdain: No Reservations e Jiro Dreams of Sushi, a fenómenos mais recentes, como Ugly Delicious. E sim, bem sabemos que o efeito destas incursões audiovisuais não é propriamente o que queremos, tendo em conta que há pouco mais a fazer do que fazer rusgas ao frigorífico. Esta lista é para comer tudo com os olhos e nada com a boca. O que já não é pouco.

Recomendado: 80 restaurantes no Porto com entregas take-away

Publicidade
  • Filmes

Há cada vez mais e melhores séries de super-heróis na televisão. Dos personagens da DC no chamado Arrowverse do canal CW – Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl – à comitiva da Marvel na Netflix – Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Os Defensores e O Justiceiro –, passando pelos inúmeros vigilantes (e não só) que se desdobram por outros canais e plataformas, sem se inserirem num complexo universo partilhado, com Watchmen da HBO à cabeça.

Mas não é de agora que há super-heróis na televisão: há uma ou outra velha série que merece ser revista. A começar pelos desenhos animados de Batman dos anos 90.

Recomendado: 12 grandes filmes de piratas

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade