Os melhores hotéis na Serra da Estrela

Pousadas, hotéis com histórias de amor e casas modernas. Há opções para todos os gostos nos melhores hotéis na Serra da Estrela
Por Inês Bastos |
Publicidade

Com neve ou sem ela, a Serra da Estrela merece uma visita e, neste caso, uma dormida. Os melhores hotéis na Serra da Estrela vão das pousadas em conventos às casas mais modernas, passando por hotéis românticos, claro.

Os melhores hotéis na Serra da Estrela

Hotéis

Cerca Design House

O Fundão não tem só boas cerejas. Também tem bons alojamentos e a Cerca Design House é prova disso mesmo. O solar do século XVI foi totalmente remodelado para receber cinco villas – com vista panorâmica para as Serras da Gardunha e da Estrela e com acesso directo ao jardim e a uma das piscinas, exclusiva para as pequenas casas – e dez suites. A mais peculiar de todas ocupa o espaço da antiga capela, com direito a uma janela secular em forma de flor e tudo. A antiga Casa dos Machados, como era conhecida antes de se transformar num turismo rural, tem ainda uma segunda piscina, também com vista para as serras e um jacuzzi.

Hotéis

Stroganov Hotel & Spa

icon-location-pin Grande Porto

A história deste hotel faz lembrar a história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro. Por isso mesmo merece começar por... Era uma vez uma Condessa, Juliana De Almeira D’Oeynhausen, que, apesar de ser casada com o embaixador de Portugal em Espanha, se apaixonou por outro Conde, Grigory Stroganov. Quando puderam finalmente viver felizes para sempre escolheram Portugal para o fazer. Foi nesta história de amor que a decoradora Marina Kartashova se inspirou para criar o primeiro hotel cinco estrelas de Oliveira do Hospital.

Os nove quartos e três suites do hotel, que ocupa um edifício de 1989 – mais do que romântico –, têm vista para a aldeia histórica de Fiais da Beira, entre as serras da Estrela e do Caramulo. Nenhum quarto é igual e há espaços dedicados à elegância da condessa (e às suas jóias), ao seu vício por chocolate e às viagens do conde.

Publicidade
Aqua Village Health Resort
© Sara Matos
Hotéis

Aqua Village Health Resort & Spa

Foi mesmo à porta da Serra da Estrela que plantaram o primeiro resort de cinco estrelas da região. No Aqua Village Health Resort & Spa, em Oliveira do Hospital, tudo tem a ver com água. Primeiro, porque a Serra da Estrela é zona de águas termais, usadas nos tratamentos do spa, e depois porque aqui existem três piscinas aquecidas: uma exterior, uma interior termal e outra semicoberta.

As noites são passadas num dos 20 apartamentos T1, nos nove T2 ou na suíte presidencial, a maioria com vista para o rio Alva, que corre a dois passos do resort.

Hotéis

Pousada Convento de Belmonte

A Pousada Convento de Belmonte foi construída sobre as ruínas do Convento de Nossa Senhora da Esperança. Tem 24 quartos, 22 duplos, um duplo de luxo e uma suite, todos com varanda com vista para a Serra da Estrela e com nomes de frades. A suite é conhecida por "Guardião", nome dado ao principal frade da ordem franciscana, a quem pertencia este convento. Além disso, a capela foi transformada em sala de estar e a sacristia em bar.

Publicidade
Hotéis

Pousada da Serra da Estrela

Não é todos os dias que se pode dormir num antigo sanatório. Depois de ser reabilitado com um projecto do arquitecto Eduardo Souto Moura, a Pousada da Serra da Estrela rapidamente se transformou numa referência hoteleira da região. Conta com 82 quartos e dez suites, um spa com tudo a que se tem direito, uma piscina exterior e outra interior e um kids club, para as crianças andarem entretidas enquanto os adultos descansam.

Outras sugestões

Monverde Wine Experience Hotel
DR
Hotéis

Três sítios para dormir em Amarante

A separar o Porto e Amarante estão, mais ou menos, 60 Km. Por lá, há boa gastronomia (até têm um restaurante com uma estrela Michelin), paisagens de cortar a respiração e, para os dias mais quentes, um dos melhores parques aquáticos do país.  Merece, por isso, uma visita. Um fim-de-semana prolongado, daqueles onde se aproveitam os feriados e as pontes para compor um bom conjunto de dias sem meter os pés na firma. 

Casa Azimute
© Goncalo M. Catarino
Viagens

Estes hotéis acabaram de abrir: já os conhece?

Nas últimas semanas abriram-se portas de hotéis como garrafas de champanhe em noite de passagem de ano. E não se ficaram pelas grandes cidades. Encontrámos um novo boutique hotel em Coimbra, um turismo rural em Faro, outros dois em Estremoz e Arouca e, para rematar, um complexo de glamping no Faial, Açores. Dê uma vista de olhos nestes novos hotéis e comece já a sonhar e a planear as próximas férias.

Publicidade
Rio do Prado
DR
Hotéis

Cinco alojamentos com lareira no quarto

O calor tórrido do Verão já lá vai e, como decidimos assumir uma atitude positiva, estamos a tentar tirar o melhor partido do frio. E há lá coisa melhor do que um bom livro e uma lareira bem acesa?

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com