[title]
Maio é mês de aniversários. No dia 3, o mercado do Porto festejou o seu primeiro ano de vida; e a 18, o de Lisboa apaga 11 velas. Para celebrar a data, há um Bingo Musical, edição especial de aniversário – e ainda 11 curiosidades para partilhar.
- O Time Out Market é uma ideia portuguesa, idealizada e concretizada pela equipa editorial da Time Out Portugal em 2014. Talvez muitos já saibam isto, mas nunca é demais dizê-lo, porque 11 anos depois continuamos a ter muito orgulho disso. O primeiro Time Out Market abriu num edifício histórico em Lisboa (Mercado da Ribeira) e rapidamente se tornou num sucesso. O conceito expandiu-se para outras cidades onde a Time Out está presente (Nova Iorque, Boston, Chicago, Montreal, Dubai, Cidade do Cabo, Porto, Barcelona e Osaka). E para onde quer que a marca vá, há sempre um banco ou uma mesa Made in Portugal.
- Somos o melhor “pijaminha” da cidade. Conhece aquela expressão quando se quer provar um bocadinho de tudo no mesmo prato? Aqui no Time Out Market é possível fazer um pijaminha dos melhores restaurantes da cidade. Em cerca de 7 mil metros quadrados reunimos alguns dos melhores chefs, restaurantes e negócios de Lisboa e a vantagem é que, na mesma refeição, podemos começar com umas amêijoas da Marisqueira Azul, continuar com uma tábua mista da Manteigaria Silva, avançar para um bacalhau à brás do chef Miguel Castro e Silva, piscar o olho ao polvo da chef Marlene Vieira e, em havendo espaço e vontade, terminar a refeição com um gelado Davvero e um pastel de nata da Manteigaria. Tudo regado com um bom vinho português ou um cocktail de assinatura do Time Out Bar. Caso para dizer que não é um pijaminha, mas um pijamão.
- Há vários pratos que nunca saíram da carta de alguns espaços desde o primeiro dia em que o mercado abriu portas. Bons exemplos são o bacalhau à brás do chef Miguel Castro e Silva, o polvo à lagareiro com novas texturas da chef Marlene Vieira ou o leitão confitado do chef Henrique Sá Pessoa.
- Já tivemos um casamento no food hall, de um funcionário de um dos restaurantes, com direito a passadeira vermelha e marcha nupcial. Também já presenciámos vários pedidos de casamento. Às sextas-feiras, o mercado recebe muitos grupos em despedidas de solteiro(a).
- Temos uma águia chamada Timóteo. O nome foi atribuído por clara referência à Time Out e a sua função aqui é afugentar os pombos, que vivem desde sempre no Mercado da Ribeira, cujas especificidades exigem que o tecto seja aberto. A nossa amiga tem conseguido impor algum respeito.
- Quando abrimos as portas pela primeira vez a 18 de Maio de 2014, as pessoas que aguardavam entraram a correr, que nem loja em dia de Black Friday.
- Somos o espaço em Lisboa que consome mais litros de cerveja (Super Bock) por metro quadrado e não há desperdício porque temos cerveja canalizada que chega a todos os espaços do mercado a partir de um beer-drive.
- Por mês passam pelo aquário da Marisqueira Azul cerca de 200 quilos de sapateira e mais de 70 quilos de lagosta nacional. Pela grelha passam cerca de 140 quilos de camarão tigre.
- Se houvesse uma medida croquete, conseguiríamos ir de Faro a Chaves com o número de croquetes que a Croqueteria vende por mês.
- As mesas corridas do mercado fazem parte da identidade do Time Out Market. Não porque sejam mais baratas (não são), mas porque juntam pessoas. Perguntar ao vizinho do lado o que está a comer, de onde é, quem é o amigo que está com ele, são conversas que surgem naturalmente. Elas promovem conexões sociais, e esse deverá ser, acreditamos nós, o objectivo principal quando se sai para comer fora. Em mês de aniversário e sempre, este continuará a ser o nosso propósito.
F/13 Studio - Então e a festa? O nosso 11º aniversário vai ser celebrado numa noite de Bingo Musical, já no dia 17 de Maio, às 20.30. Este é um formato criado especialmente para o Time Out Market que junta música a uma componente de jogo com jantar. É caso para dizer: jantar, cantar, Bingo! O Sing Out Bingo conta com um host muito especial – Wandson - para conduzir esta sessão de bingo musical que promete ser bem animada. No djing estará Quim Albergaria.
Cada jogador terá um cartão para jogar. O formato é igual ao de um bingo normal, mas em vez de serem anunciados números, vão começar a tocar músicas para os jogadores testarem a sua cultura musical e verificarem se o número a que corresponde essa música, está nos seus cartões. Depois de estarem lançados é começar a fazer “linha” e, quiçá, “Bingo” ao som de Beyoncé ou Lady Gaga. Pelo meio, haverá tempo para alguns desafios como cantar, dançar, lipsync e um quiz. Se têm espírito de jogador, gostam de comer e beber bem e de uma noite animada, o Sing Out Bingo é para vocês. Sing Out Bingo – Especial Aniversário, Sáb, 17 Mai, 20.30. Grátis