A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

5 coisas que não sabe sobre... o Hotel Valverde

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

1 – É o hotel mais romântico e luxuoso de Portugal. Pelo menos foi o veredicto dos TripAdvisor Traveler's Choice Awards 2017, atribuídos no final de Janeiro e baseados nas opiniões de viajantes de todo o mundo. O hotel alcançou o primeiro lugar nas categorias Hotéis de Luxo em Portugal, Hotéis Românticos em Portugal e Hotéis Pequenos em Portugal. Alcançou ainda o 11º lugar na categoria Hotéis de Luxo na Europa e o 18º em Hotéis Românticos na Europa. Nada disto surpreende a Time Out Lisboa, que já o tinha eleito um dos melhores hotéis de luxo da cidade – e também um dos mais românticos.

2 – Foi inaugurado em 2014 num edifício construído em 1889, escassos três anos após a inauguração da Avenida da Liberdade. Sem surpresas, é um dos imóveis classificados neste conjunto de valor nacional.

3 – Chama-se Valverde em memória do rio Valverde, que percorria o vale onde hoje se situa a Avenida da Liberdade. No século XII o rio alimentava as chamadas hortas de Valverde que abasteciam a cidade. Esse curso de água ainda existe, mas no subsolo.

4 – O conceito do hotel foi inspirado no charme do antigo Passeio Público, que precedeu a actual Avenida. O projecto de decoração esteve nas mãos de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã (da Bastir, Arquitetura e Design de Interiores), responsáveis também pela decoração do Bairro Alto Hotel e da Clérigos Brasserie, novo espaço de restauração dos Clérigos (Porto).

5 –  A partir de 462€ pode passar a noite na Suite Valverde (na imagem), com 55 m2 e vista para os telhados de Lisboa. Mais em conta é beber um chá no pátio interior, rodeado de árvores e arbustos como a peruana Cornus controversa ou a asiática Schinus molle.

Últimas notícias

    Publicidade