A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

A Time Out feita por si: os jardins que ainda não tínhamos visitado

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Há espaços verdes para dar (ex: sombra) e vender (ex: refrescos), mas nem todos costumam receber a nossa visita. Lemos as sugestões dos leitores e trocou bolas com três para deixar os outros com vontade de entrar nestes relvados.

PÁTIO DO CENTRO DE INOVAÇÃO DA MOURARIA 

PÁTIO DO CENTRO DE INOVAÇÃO DA MOURARIA

“Fui lá em contexto de reuniões e em eventos no auditório. O próprio auditório tem uma vista maravilhosa para o Castelo. Tem um pequeno pátio exterior com vista para a Graça que é mesmo incrível e nos dá uma perspectiva completamente diferente do espaço.” Lígia Gomes

A Lígia foi lá em trabalho e nós também. Neste caso, quando abriu em 2015 esta que foi a primeira incubadora da cidade para as áreas culturais e criativas. Mas fixámos a nossa atenção no funcionamento deste projecto municipal e, para sermos sinceros, nem olhámos para a vista que o pátio, por onde se tem de passar para ter acesso ao edifício, tem para oferecer. No entanto, uma coisa chama a atenção mesmo aos mais distraídos: foram encontrados no logradouro vestígios arqueológicos, como esta fonte com fragmentos de conchas, búzios e porcelana oriental do século XIII.

Rua dos Lagares, 23. Seg-Sex 09.30-18.00

MATA DA MADRE DE DEUS

Mata de Madre Deus

 

“Eu vivo desde que nasci, ou seja há 43 anos, no Bairro da Madre Deus, onde essa mata se situa. E como vou por circunstâncias da vida vender a minha casa, achei engraçado que este sítio aparecesse na vossa revista. De há três anos para cá, no mês de Junho, realiza-se a Feira Medieval. É um sítio muito agradável com parque de merendas, parque infantil e um pequeno campo para actividades desportivas, ideal para ir passear os nossos caninos, pensar na vida, descontrair. Vale a pena visitar.” Isabel Martins Se o antigo terreno baldio junto ao Bairro da Madre de Deus foi negligenciado durante longas temporadas, nós fizemos o mesmo com a Feira Medieval e aqui deixamos um mea culpa. Da mata temos falado à boleia de outros eventos, como o Lisboa Vai ao Parque (terminado em Setembro) e de algumas novidades, como é o caso de um parque canino que vai ser aqui instalado, com uma dimensão que pode ir dos 1500 aos 2000 m2. Perfeito para pensar na vida, como sugere Isabel, mas na companhia do seu “canino”, sem ter de ocupar o campo de actividades desportivas. Assim todos marcam pontos.

Largo da Madre de Deus (Beato)

JARDIM PROF. ANTÓNIO DE SOUSA FRANCO

Jardim Prof. António de Sousa Franco

 

“Tem quase sempre (muito) pouca gente a circular o que é excelente para quem não gosta nem de multidões, nem de confusões. Mistura hortas urbanas com espaços abertos para piquenicar ou simplesmente conversar um ler um livro. Tem elevações e curvas, não é quadradão. Esteticamente é muito bonito pela simplicidade. É palco de uma feirinha de artigos usados, organizada pela Associação Amigos de Telheiras, gira e do tamanho certo.” Nair Domingues

Quem pouco circulou neste jardim também fomos nós. Nair, que por aqui costuma passear, defendeu este jardim em 12 pontos, reservando algum receio de estragarmos o jardim ao divulgá-lo. Mas a leitora é que começou. Inaugurado em 2008, apesar de sossegado, já foi palco de eventos, como o Felizmente Há Lumiar – Festival de Teatro que passou por aqui em Abril. E sabia que os bancos do jardim podem ser rebatidos? Pode escolher se quer vista para a rua ou para o espaço verde.

Rua Prof. Francisco Gentil (Telheiras)

+ A Time Out desta semana foi feita por si

+ Os melhores parques e jardins em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade