A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As páginas de Facebook sobre Lisboa que todo o alfacinha tem de seguir

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

O que é que marchas populares, polícia, imobiliário ou o metropolitano têm em comum? Lisboa e páginas de Facebook. E estas são as nossas sugestões para ir espreitando de vez em quando, além da página Time Out Lisboa, claro.

 

 

PSP – Comando Metropolitano de Lisboa

Sabia que a PSP faz 150 anos? Ou que não deve cooperar com peditórios junto às caixas multibanco? Que um taxista foi detido por especulação por circular com a tarifa 3 em vez da 1? E que um “bom carteirista” gosta de trabalhar em equipa ou de agir como um turista? Não nos diga que não conhece a mascote Falco da PSP... Nós sabemos isto tudo porque seguimos a página de Facebook da PSP alfacinha, que fala de assuntos muito sérios, mas também consegue pôr algum humor à mistura. Na página fica a saber tudo sobre condicionamentos de trânsito, apreensões, acções de sensibilização e ainda tem direito a fotografias de grupo e selfies. É verdade, os agentes da PSP gostam de tirar fotografias para desejar um bom dia à cidade.

 

 

Negócios de Sonho

Está ainda a arrancar, tem poucos fãs, mas promete. Apesar de não ser especificamente dedicada a Lisboa, partilha imóveis para arrendar ou comprar por preços para lá de exorbitantes. Mas não aqueles que já estamos habituados a criticar: são realmente oníricos e como diz a página, os “sonhos não são para concretizar”. Até agora os devaneios imobiliários desta página de Facebook, que faz questão de abordar o assunto com muita ironia à mistura, são todos em Lisboa. Como um quarto nos Olivais por 2500€ ou, o nosso preferido, um estúdio no Restelo de 15m2 por 2000€. Ou como o define a Negócios de Sonho, “um fantástico coiso de 15m2”. “Deve estar reservado para génios de física teórica. Só esses percebem porque o espaço é relativo e entendem como cabe tudo o que está descrito num espaço tão diminuto”, pode ler-se na publicação, que ainda tenta justificar o preço: “Ou então tem um portal secreto para Hogwarts. Ou para os Croissants do Careca, ali ao lado”. É rir para não chorar.

 

 

Pedimos desculpa pelo incómodo causado

É um diário de uma estação. Simples? Sim, é. E mais simples é perceber que este diário da estação do Martim Moniz se constrói com pequenos vídeos de um só plano fixo. Registam a espera, a entrada e a saída das carruagens, aquela pequena corrida para apanhar o metro segundos antes da porta fechar. Ontem a página publicou o seu 91º vídeo. Para memória futura.

 

Forum Cidadania Lx

Defende o património da cidade, a mobilidade do peão em detrimento do automóvel ou a reabilitação urbana em particular e um espaço público de qualidade no geral. São muitas as causas do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, uma das vozes cidadãs mais activas de Lisboa, que aplaude, acusa, propõe ou disserta sobre os mais diversos temas que afectam a capital. E é ainda responsável por alguns projectos pioneiros já aplaudidos pela Time Out Lisboa. É o caso do Círculo das Lojas com Carácter e Tradição, que precedeu o municipal Lojas com História. Concorde ou não com as causas do movimento, a página de Facebook é uma excelente oportunidade para ficar a conhecer alguns dos assuntos que estão na ordem do dia em Lisboa. Mesmo os que não estiverem, passam a estar.

 

 

Lisboa a Marchar

Lisboa marcha desde 1932, com algumas interrupções pelo meio, e as Marchas Populares são o verdadeiro ponto alto das Festas de Lisboa (pelo menos enquanto os moradores dos bairros mais tradicionais da cidade não marcharem dali para fora). Desde Junho de 2015 que é possível saber tudo, mas mesmo tudo, sobre o evento. Os resultados das várias categorias, o número de participantes, os padrinhos, entrevistas, gráficos, tabelas, curiosidades: está tudo na página de Facebook. Pode ser uma página sazonal, mas não deixa de marcar pontos.

 

+ Atlas Social: Lisboa, olhó passarinho

Últimas notícias

    Publicidade