A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Atlas Social: Lisboa, olhó passarinho

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Sabe se no seu bairro tem muitas famílias numerosas? E emigrantes? Os seus vizinhos estão com dificuldade em arranjar emprego? O mais recente retrato da cidade chama-se Atlas Social de Lisboa e dispara sobre a imagem da cidade em nove categorias.

Território, população, famílias, educação, mercado de trabalho, população sem abrigo, prestações sociais, imigração e interculturalidade e habitação. São estes os temas chave do mapa informativo virtual, um projecto do Pelouro dos Direitos Sociais em Parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pois bem, aqui pode desde já consultar dados e a visualizar os respectivos mapas associados a cada um dos temas pré-definidos. Damos um exemplo: a freguesia com mais famílias numerosas (5 ou mais pessoas) é a de Santa Clara, com 9,7%. Já São Vicente alcança o último lugar, com apenas 3,1% dos agregados habilitados a integrar a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas. Mais um: não é difícil adivinhar qual a freguesia com maior número de população estrangeira residente. Arroios alcança as 4470 pessoas e no extremo oposto encontramos Carnide no Atlas Social, com 639 pessoas.

No entanto, em ambos os casos estamos a falar de dados recolhidos pelos Censos de 2011 (há categorias com dados mais actuais, como o número da população sem-abrigo) e muito poderá ter mudado em seis anos em Lisboa. Especialmente se estivermos a falar nos números da população estrangeira residente na cidade, que há seis anos se fixava nos 35 mil.

+ Lisboa vai ter mais 20 parques caninos

+ Orçamento Participativo, sem filtros

Últimas notícias

    Publicidade