A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Exposição Lojas com História inaugura quinta-feira, dia 7 de Setembro

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Já são mais de 80 as lojas alfacinhas que receberam a distinção do programa Lojas com História. E um dos benefícios deste selo de qualidade também passa pela dinamização cultural.

A inauguração da exposição "Lojas com História" está marcada para quinta-feira, dia 7 de Setembro, às 17.00 na porta 134 da Rua da Conceição e prolonga-se até 21 de Outubro.

Na imagem vê um barril de café da Casa Macário, um boneco do Hospital das Bonecas e um pote da Farmácia Normal. Estes são apenas três dos objectos e memórias que vai encontrar na primeira exposição das Lojas com História de Lisboa, um programa municipal criado em 2015, posto em prática este ano e que tem por objectivo preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural, bem como dinamizar e reactivar a actividade comercial de cada um.

Cada uma das lojas vai estar representada através de objectos, um património particular que além de evocar a história de cada estabelecimento, acaba também por reflectir a história e evolução da cidade. O que compravam os habitantes de Lisboa nos tempos da Monarquia? Com que decoravam as suas casas nos primeiros anos da República? Que movimentos sociais, estéticos ou políticos surgiram dentro de lojas que ainda hoje estão de porta aberta?

Uma exposição destas merece um poiso digno. "Lojas com História" vai estar instalada no edifício vencedor do Prémio Valmor em 1912, projectado pelo arquitecto Miguel Nogueira Júnior, onde funcionou o antigo Banco de Fomento Nacional.

Rua da Conceição, 134. Ter-Sáb 12.00-18.30

Últimas notícias

    Publicidade