A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

General Tito, o salsicheiro

Escrito por
Sara Sanz Pinto
Publicidade

Piadolas à parte, serve o presente texto para salvar a reputação das salsichas, mais uma coisa que o Homem criou e depois estragou. Bem-haja à Tito Carnes, a salsicharia dos chefs

Oscar Wilde fez um dia a seguinte observação: “Salsichas e mulheres – se quiser tirar partido da experiência não assista nunca à preparação de nenhuma delas”. O famoso escritor irlandês morreu há mais de 100 anos mas os temas continuam a ser polémicos.

No que aqui nos interessa – salsichas – basta ir à internet e ver uma boa recordação de infância ser destruída em meia dúzia de vídeos do YouTube. Uma infâmia, uma injustiça que merece ser combatida. A salsicha é um extraordinário membro do reino da charcutaria. Nem todas são do tipo gato por lebre e compostas ingredientes suspeitos nunca devidamente identificados. Só há que zelar pela sua integridade.

Repare agora na imagem em cima. A mão é de Tito, filho de Tito, e juntos proprietários do talho com mais de 50 anos, que também se chama, não fosse esta uma casa conservadora de ascendência galega, Tito. As salsichas que vê penduradas no gancho são de borrego, a pedido de um grupo árabe, acabadinhas de fazer. Se não acredita e acha que esta página é apenas publireportagem bancada por um gigante da agropecuária, passe por lá.

Fotografia: Arlindo Camacho

No Tito, apenas usam tripa natural, de carneiro, que até ser usada é conservada em água com sal. “Duas a três horas antes de ir para o tubo, por onde sai a carne prensada, é posta de molho”, explica o pai, fornecedor de hotéis como o Ritz e ou Sheraton e do grupo José Avillez, e uma vez passado este interregno está pronta a usar. Por seu turno, a carne picada já vai temperada com especiarias para a prensa e “é só ensalsichar”. Têm-nas sempre disponíveis nas versões de porco (5€/Kg) e de aves (6€). 

De vitela e borrego só para hotéis ou mediante encomenda que obriga a quantidades mínimas definidas pela casa. Bem fritas e com ovos, no churrasco ou enroladas em couve-lombarda, são lindas sem makeup.

Tito Carnes. Rua Professor Hernâni Cidade, Nº 1, Loja A. 21 757 9719. Seg -Sex 8h00-13h00 e 14h00-19h30, Sab 8h00-14h00.

Recomendado:

A Festa da Salsicha

As cervejas artesanais que tem mesmo de provar

Últimas notícias

    Publicidade