A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há novidades na Culturgest e no Maria Matos (e menos consumo de papel)

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Mark Deputter deixa a direcção artística do Teatro Maria Matos e rende Miguel Lobo Antunes na administração da Culturgest. Conheça o perfil do responsável e alguns destaques do que pode encontrar em cada um destas casas nos próximos meses.

É em Setembro, tempo de rentrée, que Mark Deputter deverá assumir a tutela da programação na Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos, depois de em Dezembro do ano passado Miguel Lobo Antunes ter manifestado a intenção de se reformar. Para trás fica o lugar desempenhado como director artístico do Teatro Maria Matos, onde o nome do sucessor está ainda por anunciar.

Nascido na Bégica, em 1961, pós-graduado em dramaturgia e teatro, Deputter chegou em Portugal em 1995 onde começou por ajudar Mónica Lapa a organizar o quarto festival Danças na Cidade, embrionário do Alkantara, e que apresentou ao público lisboeta nomes como Jérôme Bel, Meg Stuart, Vera Mantero e Francisco Camacho. Meses depois, o seu trajecto profissional cruzar-se-ia pela primeira vez com o de Miguel Lobo Antunes, quando foi convidado para integrar a sua lista de programadores no Centro Cultural de Belém. Até 2001 a pasta da dança ficaria a seu cargo. Menos feliz saldou-se o desafio de transformar o Teatro Camões numa Casa da Dança: o Ministério da Cultura acabaria por fundir a Companhia Nacional de Bailado e a Ópera Nacional.

Em Outubro de 2008, Mark Deputter tornou-se director do Teatro Maria Matos, tendo deixado a programação definida até meados do próximo ano. E com que podemos contar nos próximos meses? Bom, para começar venham daí os aplausos para o principal destaque no site. "Uma Utopia Verde é Possível". Trocado por miúdos, o teatro "quer continuar a contribuir para um futuro verde e por isso, a partir de agora, reduz 60% do seu consumo de papel." Entretanto, é preciso aguardar por dia 1 de Setembro para conhecer a nova página online e todas as novidades de programação.

Antes da despedida, no entanto, Deputter antecipou algumas datas na agenda na edição em papel da Time Out Lisboa. "Logo no início da temporada, o Teatro Maria Matos apresenta a peça Five Easy Pieces, que conta a história do criminoso Marc Dutroux, que saltou para as manchetes dos jornais internacionais, por ter raptado, abusado e morto várias crianças na Bélgica em meados dos anos 1990. O tema parece demasiado brutal para colocar em palco, mas o encenador Milo Rau faz algo inimaginável: apresenta a história de Dutroux com um elenco de crianças".

Quanto à Culturgest, entra em Setembro com We're Gonna be Alright, espectáculo de Cão Solteiro & André Godinho (7-10), concerto de Norberto Lobo (16), e a dança de Loïc Touzé, que apresenta Fanfare. Há coisas que não podem mudar e, em Outubro, a morada é uma das paragens do DocLisboa

Últimas notícias

    Publicidade