A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Jorge Colombo ilustra objectos clássicos d'A Vida Portuguesa

Escrito por
Maria Ramos Silva
Publicidade

Da andorinha à pasta Couto, foram impressos em postais e cartazes e ilustrarão um pequeno livro sobre marcas portuguesas. Um trabalho do ilustrador Jorge Colombo nos dez anos d'A Vida Portuguesa.

Já lá vão dez anos desde que a loja-projecto A Vida Portuguesa fez do velho novo, resgatando do baú e das memórias de família uma série de objectos que voltaram a povoar o dia-a-dia. Clássicos como a célebre andorinha ou a pasta medicinal Couto são agora celebrados com o traço do ilustrador Jorge Colombo, que reforça esta resistência ao tempo. 

"O Jorge fechou-se dias a fio e desenhou fielmente mais de 40 produtos antigos portugueses (...). São os clássicos d'A Vida Portuguesa, agora num novo olhar. Nunca o passado teve tanto futuro", anuncia a marca.

Os desenhos criados pelo artista estabelecido nos EUA desde 1989, e que já colaborara com A Vida Portuguesa como designer gráfico, habitam agora postais e posters e servirão para ilustrar um livro dedicado às marcas portuguesas, a sair em breve. E se o trajecto de Colombo se cruza com outro emblema da casa, os famosos lápis Viarco com os quais começou a desenhar, nos anos 60, as presentes imagens foram criadas num iPad Pro com um Apple Pencil — tudo programado para que o traço obtido se assemelhe ao efeito dos velhinhos lápis de cor, desta feita com um contributo modernaço. 

Viarco

A título de recordação, refira-se que o ilustrador, aclamado internacionalmente, assinou a primeira capa desenhada com recurso a um smartphone da prestigiada revista The New Yorker

+ As melhores lojas tradicionais em Lisboa, bairro a bairro 

Últimas notícias

    Publicidade