A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O Monumento ao Calceteiro vai voltar

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Tem sido uma história atribulada para as duas esculturas em homenagem aos calceteiros que moravam na Rua da Vitória. Após terem sido vandalizadas e recolhidas pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, vão regressar. Mas na Praça dos Restauradores.

“Instalação de estátua de homenagem aos calceteiros”. Assim se lê no cartaz colado às grades que protegem os trabalhos junto à histórica gelataria A Veneziana nos Restauradores. Os profissionais calcetam o desenho da barca de São Vicente, o mesmo molde que desenhou o chão em frente à Igreja de São Nicolau, onde foram implantadas em 2006 as duas estátuas em tamanho real desenhadas por Sérgio Stichini: uma de um calceteiro a esculpir a pedra e a outra de um ajudante com o maço de serviço.

Duraram apenas um mês incólumes, altura em que desapareceu o maço de serviço. Regressaram, mas a sorte foi a mesma e em 2008 foram guardadas num armazém, longe da vista. Mas continuaram perto do coração, pelo menos de alguns como o vereador António Prôa, eleito pelo PSD, que não descansou enquanto não voltaram a onde pertencem: os passeios de Lisboa. Juntamente com Manuel Salgado, também vereador, do PS, subscreveu uma proposta, aprovada em Dezembro, que previa a reposição do Monumento ao Calceteiro, que até ao final do mês voltará a ser erguido.


Saiba mais na edição que sai na próxima quarta-feira, dia 19 de Julho.

+ Monumentos de Lisboa: onze estátuas de A a bronze

+ FOTOGALERIA: A escultura de Jean Dubuffet, feita em pedaços

Últimas notícias

    Publicidade