A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Orange Is The New Black está de volta

Escrito por
Mariana Duarte
Publicidade

Depois de uma temporada com uma recta final inesquecível, Orange Is The New Black está de volta à Netflix, a partir de hoje. E há motim.

O penúltimo episódio da quarta temporada de Orange Is The New Black foi um dos momentos mais importantes da televisão da última década. Poussey Washington – uma das presidiárias da Litchfield Penitentiary, a prisão para mulheres nos arredores de Nova Iorque onde se desenrola a série – é sufocada até à morte por um dos novos guardas, no meio de um protesto pacífico por direitos humanos básicos. Poussey (Samira Wiley) é afro-americana e não fez nada de mal. Onde é que já vimos isto acontecer? Toda a cena é uma referência directa aos assassínios, perpetrados pela polícia americana, de mulheres e homens negros desarmados, bem como à desumanização da população afro-americana, um dos alertas constantes da série. Evoca-se, mais concretamente, a morte de Eric Garner, cujas últimas palavras foram – tal como as de Poussey – “I can’t breathe”, um dos principais slogans do Black Lives Matter. Este acontecimento continua ressoar, em carne viva, na quinta temporada de Orange Is The New Black, que voltou hoje à Netflix.

Nos primeiros episódios mergulhamos de cabeça no motim levantado pelas reclusas. Uma espécie de utopia antipoder em que guardas e directores da prisão estão sob o jugo delas, enquanto se tenta fazer justiça pelas próprias mãos. Alguns dos métodos não agradam a certas pessoas, como Alex Vause (Laura Prepon), que continua ao lado de Piper (Taylor Schilling), a protagonista da série, mas cada vez mais uma das personagens menos interessantes – o oposto de Frieda (Dale Soules), de quem temos insights reveladores no segundo episódio.

O regresso mais do que esperado de uma série que tem tido uma relevância assinalável no modo como aborda questões de raça, género, privilégio e orientação sexual, entre vários assuntos pertinentes como o stress pós-traumático de guardas prisionais.

Veja aqui o trailer da nova temporada, já disponível na Netflix: 

E enquanto passa horas na Netflix:

+ Sabia que a Netflix tem centenas de categorias secretas?

+ 'GLOW': a nova série da Netflix é wrestling no feminino

Últimas notícias

    Publicidade