[title]
A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta arranca sexta-feira em Lisboa. O trânsito vai andar condicionado de quinta a sábado.
Depois de três anos a acolher o final da Volta, Lisboa foi a cidade escolhida para o arranque da 79ª edição. Um número que não faz jus à história da prova de ciclismo nacional que, na verdade, anda às voltas há 90 anos, desde que partiu do Marquês de Pombal em Abril de 1927. A segunda edição só regressou quatro anos depois e a Guerra Civil de Espanha, a falta de um organizador, a II Guerra Mundial e o pós-25 de Abril trocaram as voltas aos cálculos da longevidade do evento.
Portugal é o grande recordista da prova, com 57 vitórias acumuladas, e sexta-feira está convidado a pegar na bandeira do Euro 2004 e apoiar as equipas nacionais enquanto estiver a assistir ao Prólogo da corrida, que começa às 12.30 na Praça do Império. O percurso de 5,4km segue pela Avenida da Índia e inverte o sentido junto ao viaduto de Alcântara para regressar à meta final, também fixada na Praça do Império.
À margem da competição todos podem participar no Passeio da Volta, um percurso de 26km em direcção ao Parque Urbano de Vila Franca de Xira. O evento de cicloturismo ocorre no dia da 1ª etapa (Vila Franca de Xira – Setúbal) e terá como ponto de partida o Parque das Nações.
Não seja apanhado na curva
Para que tudo corra sobre rodas, tome nota das vias que estarão interrompidas entre quinta e sábado.
3 de Agosto - Praça do Império: ocupação da via destinada aos autocarros turísticos que vão ter de estacionar no Parque dos Pinheiros, junto ao Museu de Marinha.
4 de Agosto (das 07.00 às 21.00) – Prólogo da Volta: interrupção da circulação na Avenida da Índia - entre a Avenida Torre de Belém e a Avenida de Ceuta.
5 de Agosto (a partir das 10.00) – Passeio da Volta: cortes de tráfego, à passagem dos participantes, no Rossio dos Olivais - Alameda dos Oceanos - Rotunda dos Vice-Reis – Alameda dos Oceanos - Rotunda das Oliveiras - Avenida da Peregrinação - Avenida de Moscavide.
+ Ciclovias em Lisboa. Só precisa de pedalada para percorrer a cidade