A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

"Pra Lá e Pra Cá", de Paula Rego, leva o bailado do palco para os quadros

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Em 1998, Paula Rego foi a responsável pelos figurinos do bailado “Pra Lá e Pra Cá” apresentado na Gulbenkian, pelo já extinto ballet da fundação. Esta quinta-feira (26), a Casa das Histórias recebe a exposição com o mesmo nome do bailado. 

Toda a concepção da artista foi inspirada numa série de gravuras da sua autoria realizadas em 1989 baseadas nas “Nursery Rhymes”, que recriam visualmente as cantigas e rimas infantis inglesas. O processo de criação das gravuras foi, segundo Paula Rego, "torrencial (…); as histórias estavam lá e comecei pelas que a minha neta conhecia (…). Comprei o livro [Nursery Rhymes] dos Opie, à noite lia uma história e de manhã já tinha uma imagem; e as imagens saíam, saíam, saíam”, pode ler-se no site da instituição.

Na exposição “Pra Lá e Pra Cá”, será possível perceber o processo criativo do bailado, através de fotografias cedidas pelo Arquivo da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como as obras que deram origem a tudo.

Casa das Histórias Paula Rego. Avenida da República, 300 (Cascais). Inaugura quinta até 15 de Abril. Ter-Dom 10.00-18.00. 3€.

+ Paragens obrigatórias no Bairro dos Museus em Cascais

+ Coisas para fazer em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade