A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

“Project for a Great Show": o caldeirão criativo de Bassanti em exposição no Príncipe Real

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Um cruzamento entre arte e moda pode não ser novidade, mas quando se fala em wearable art chamamos o pintor Ivo Bassanti, especialista na matéria, que transforma tudo em que toca num autêntico expositor de alegoria artística colorida.

A sua exposição “Project for a Great Show” inaugurou esta quinta-feira (2) no Palacete do Príncipe Real e reúne sete anos de trabalho naquilo a que o artista chama de “caldeirão artístico”. A exposição está dividida em três núcleos diferentes. O primeiro, o projecto Bassanti, explora a pintura no seu auge, as paisagens sonoras e o vídeo que o artista foi encadeando ao longo dos anos.

Depois, logo a seguir, surge o Naked on Your Lap, o núcleo com trajes coloridos e extravagantes à espera de serem estreados. “Já tinha pintado algumas camisas, mas foi a primeira vez que imaginei uma peça de arte que fosse portátil. E pensei até que ponto é que essa peça pode ser usada como performance ou não”, conta Ivo. “Nesta exposição tentei reunir todos estes suportes em que tenho estado a trabalhar deste 2010: a tela, o som, o vídeo, a roupa. Mas quero fazer entender ao público que o caldeirão criativo que serve de base e fonte a todos os suportes é o mesmo, e é a pintura.”

E, por fim, a última parte é dedicada ao mais recente projecto de Ivo e Pedro Amaral, chamado Borderloers, que também será apresentado posteriormente na galeria Shiki Miki a 9 de Novembro. “Para as pessoas é uma viagem de sentidos, vamos ter peças de chão e nas paredes, é num espírito de excesso de informação, mas o meu olhar base é sempre através da pintura.”

Mais arte na cidade:

+ Espelho meu, espelho meu, há alguém mais belo do que eu? Descubra na Gulbenkian

+ “As Happy As Sad Can Be”: a nova exposição de Wasted Rita para ver na Underdogs

Últimas notícias

    Publicidade