A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Quem quer comprar um Almada Negreiros?

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Não é todos os dias que uma obra como A Sargaceira (Minho), uma pintura a óleo de 1936, assinada por Almada Negreiros (1893-1970), aparece na praça. Com 2,5 metros de altura, e um metro de largura, esta tela é a estrela do leilão de arte moderna e contemporânea que acontece esta terça-feira na leiloeira Veritas.

A Sargaceira, que representa uma figura feminina quase à escala natural na apanha do sargaço numa praia do Minho, foi uma das obras em destaque na exposição José de Almada Negreiros. Uma maneira de ser moderno, que levou à Fundação Calouste Gulbenkian entre os meses de Fevereiro e Junho 135 pessoas.

A Sargaceira vai a leilão com uma base de licitação de 180 mil euros, apontando a estimativa mais alta para os 250 mil euros.

É a curadora da exposição na Gulbenkian, a historiadora Mariana Pinto dos Santos, que apresenta a obra na leiloeira, explicando que esta é uma pintura especial por ter integrado a Exposição dos Artistas Modernos Independentes, em 1936, que surgia como reacção às exposições de arte moderna promovidas pelo Secretariado da Propaganda Nacional do regime de Salazar. Desta exposição, fizeram parte nomes como Mário Eloy, Sarah Afonso, Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, além de Almada Negreiros.

Segundo Mariana Pinto Santos, esta obra representa um “momento historiográfico importantíssimo de reacção, afronta e independência do artista Almada Negreiros”, referindo que não existem nestas datas “grandes exemplos de telas desta escala representando figuras de trabalho”. “O próprio artista não tinha até então pintado, que se saiba, muitas obras em tela”, explica ainda a historiadora no vídeo de apresentação da peça.

Mariana Pinto Santos destaca ainda o diálogo desta pintura com Picasso, “que era uma figura de referência para Almada”.

O leilão da Veritas, que acontece às 21.00, leva ainda à praça obras de Miquel Barceló, Helena Almeida, Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar, Mário Cesariny, Júlio Resende ou Paula Rego. O catálogo completo pode ser visto aqui.

Av. Elias Garcia, 157 A/B. 217 948 000. info@veritasleiloes.com 

+ 20 museus que tem de visitar em Lisboa

+ As obras de arte que tem mesmo de ver

Últimas notícias

    Publicidade