A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Roteiro perfeito no Belém Art Fest

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

À noite os turistas escondem-se e os lisboetas tomam Belém de assalto. Não queremos que se perca no meio da programação e traçamos-lhe o roteiro perfeito do Belém Art Fest.

Quando cair a noite na cidade esta sexta e sábado, o Belém Art Fest estará lá para lhe dar um empurrãozinho para a diversão. Este festival não é um bebé, já vai na sexta edição e, este ano, conta com oito palcos diferentes espalhados por museus e jardins. O Museu Nacional de Arqueologia, o Museu da Presidência da República, o Museu Nacional dos Coches, o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos e o Museu Colecção Berardo são os cinco que entram nesta equação e que vão dar palco a concertos, performances e visitas durante os dois dias. Depois há ainda o Picadeiro Real, o Jardim da Praça do Império e os Jardins do Palácio de Belém.

“A oferta cultural portuguesa está a crescer e é cada vez melhor e diversificada, e é essa a nossa aposta”, afirma Tiago Martins, da Amazing Adventure, que produz o festival em parceria com a Everything is New. “Vamos trabalhar a experiência nocturna dentro dos museus.” Quem alinhar neste festival, cujo bilhete diário custa 20€, terá a oportunidade de conhecer as colecções dos museus durante a noite, com visitas guiadas que decorrem nos intervalos dos concertos. E, no Jardim da Praça do Império, vai estar o arraial montado: um mercado português de design e artesanato e as bancas e carrinhas de comida, isto sem ter de pagar nada além do que consumir. Ponha o ouvido à escuta e nada tema nestas visitas museológicas nocturnas. 

Sexta-feira, 15

19.00

Não arranque para a festa sem primeiro aconchegar o estômago. O mercado de street food está no Jardim da Praça do Império para lhe dar de comer e beber até às 22.00. Há focaccias, cachorros quentes e até gelados.

20.15

Sabe de cor que coches usou a Casa Real Portuguesa no século XVI? A equipa do Museu dos Coches vai levá-lo numa visita guiada pelas carruagens douradinhas.

Museu dos Coches

21.30

Ali bem junto às esfinges egípcias, King John inaugura os concertos no Museu Nacional de Arqueologia. O artista açoriano traz na bagagem o EP Blues Better Than Therapy e prova que as canções de folk e blues estão bem de saúde e recomendam-se.

King John

Fotografia: Rui Soares

  

22.30

Nunca entrou no Mosteiro dos Jerónimos por causa da fila? Tem aqui uma oportunidade para o fazer e ainda ver Tiago Bettencourt nos Claustros do Mosteiro num concerto intimista. O artista lança novo álbum no final do mês, por isso pode ser que haja surpresas.

23.00

Os Cais do Sodré Funk Connection levam a festa a qualquer sítio. Na sexta vão levá-la aos Jardins do Palácio de Belém carregados de soul e funk para recriar o ambiente dos clássicos dos anos 60 e 70.

23.30

Sabe quem foi o autor da música do hino nacional "A Portuguesa"? Pode encontrar a resposta para este tipo de curiosidades na exposição permanente "Símbolos Nacionais", no Museu da Presidência da República.

00.00

Aventure-se numa ida à discoteca dentro do museu. DJ Ride, campeão do mundo de scratch, vai fazer companhia aos dois Picassos do Museu Berardo e tomar conta da mesa de mistura.

Sábado, 16

19.00

Qualquer dia é bom para feirar e levar mais umas peças decorativas lá para casa. O mercado de design e artesanato pretende dar visibilidade a artesãos e empreendedores nacionais, numa homenagem à criatividade portuguesa.

20.00

O Museu Colecção Berardo tem dois Picassos, sendo que um deles é o mais valioso do museu, o quadro Femme dans un fauteuil (métamorphose), avaliado em 18 milhões. Aproveite para se aventurar numa visita guiada pelas obras de arte e conhecer a história do White Aphrodisiac Telephone, de Salvador Dalí.

21.00

Joana Alegre vai alegrar toda a gente no Picadeiro Real. Joana é compositora, intérprete e letrista e vai apresentar o álbum Joan&The White Harts que percorre a estética folk/pop e indie.

21.30

Já que anda pelo Museu Berardo, fique mais um pouco, porque Surma é uma one-woman-band. Domina as teclas, as cordas, os samplers e a voz, melodiosa por sinal.

23.00

Tó Trips e Pedro Gonçalves formam os Dead Combo e, nos Jardins do Palácio de Belém, vão cantar como poucos a Lisboa de hoje e de ontem. Com os dedos colados às cordas da guitarra e do contrabaixo, dão música sem abrirem a boca.

23.00

Voltamos ao Berardo para a actuação dos irmãos Octa Push que acabam de lançar um álbum de homenagem à cultura lusófona. A experiência sonora dos Octa Push é difícil de rotular, mas fácil de abraçar. Vai ser uma tarefa complicada não dar tudo na pista de dança.

+ É sexta-feira!

+ Fim-de-semana perfeito em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade